Page 22 - IT 03 - PARTE II
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C.3.2 As bombas de incêndio devem ter condição de na casa de bombas, devem ser mantidas carregadas
operar a plena carga, no local onde forem por um sistema de flutuação automática, por meio de
instaladas, durante 6h ininterruptas, sem um carregador duplo de baterias. O sistema de
apresentar quaisquer avarias. flutuação deve ser capaz de atender, independente,
C.3.3 Os sistemas de refrigeração aceitáveis devem aos dois jogos de baterias (principal e reserva).
ser os descritos em C.3.3.1 a C.3.3.4. C.3.11 O sistema de flutuação automática deve ser
C.3.3.1 A injeção direta de água, da bomba para o capaz de carregar uma bateria descarregada em até
bloco do motor, de acordo com as especificações 24 h, sem que haja danos às suas placas,
do fabricante. A saí-da de água de resfriamento determinando ainda, por meio de amperímetros e
deve passar, no mínimo, 15 cm acima do bloco do voltímetros, o estado de carga de cada jogo de
motor e terminar em um ponto onde possa ser baterias.
observada sua descarga. C.3.12 Nos casos em que houver apenas uma
C.3.3.2 Por trocador de calor, vindo água fria bomba de incêndio, por motor à explosão, o sistema
diretamente da bomba específica para esse fim, de partida deve ser sempre automático.
com pressões limitadas pelo fabricante do motor. A
saída de água do trocador também deve ser
posicionada conforme C.3.3.1.
C.3.3.3 Por meio de radiador no próprio motor,
sendo o ventilador acionado diretamente pelo motor
ou por intermédio de correias, as quais devem ser
múltiplas.
C.3.3.4 Por meio de ventoinhas ou ventilador,
acionado diretamente pelo motor ou por correias, as
quais devem ser múltiplas.
C.3.4 A entrada de ar para a combustão deve ser
provida de um filtro adequado.
C.3.5 O escapamento dos gases do motor deve ser
provido de silencioso, de acordo com as
especificações do fabricante, sendo direcionados
para serem expelidos fora da casa de bombas,
sem chances de retornar ao seu interior.
C.3.6 O tanque de combustível do motor deve ser
montado de acordo com as especificações do
fabricante e deve conter um volumedecombustível
suficienteparamantero conjunto motobomba
operando a plena carga durante o tempo de, no
mínimo, duas vezes o tempo de funcionamento dos
abasteci-mentos de água, para cada sistema
existente na edificação. Deve ser instalada sob o
tanque uma bacia de contenção com volume mínimo
de uma vez e meia a capacidade do tanque de
combustível.
C.3.7 Existindo mais de um motor a explosão, cada
um deve ser dotado de seu próprio tanque de
combustível, com suas respectivas tubulações de
alimentação para bomba injetora.
C.3.8 O motor a explosão deve possuir uma placa de
identificação com as seguintes características:
a. nome do fabricante;
b. tipo;
c. modelo;
d. número de série;
e. potência em CV, considerando o regime
contínuo de funcionamento;
f. rotações por minuto nominal.
Casa de bombas, indicando bomba em
funcionamento e sistema automático desligado
(chaveseletoranaposição manual).
C.3.10 As baterias do motor a explosão, localizadas