Page 21 - IT 03 - PARTE II
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5. Pontos de hidrantes/mangotinhos             deve ser conforme a NBR 5410.
            6. Registro de recalque                              C.2.17.8  As  bombas  de  incêndio  com  vazão
            7. Reservatório                                      nominal acima de 600 l/min devem dispor de um
                                                                 fluxo  contínuo  de  água  por  meio  de  uma
            Nota:                                                tubulação de 6 mm ou placa de orifício de 6 mm,
            NA - Normalmente Aberta
            NF - Normalmente Fechada                             derivada  da  voluta  da  bomba  e  com  retorno
                                                                 preferencialmente para  o  reservatório ou tanque
                                                                 de  escorva  (Figura  C7),  a  fim  de  se  evitar  o
            C.2.13  A bomba de pressurização jockey pode ser     superaquecimento das mesmas.
            sinalizada  apenas  com  recurso  ótico,  indicando
            bomba em funcionamento.
            C.2.14  Cada  bomba  principal  ou  de  reforço  deve
            possuir  uma  placa  de  identificação  com  as
            seguintes características:
               a. nome do fabricante;
               b. número de série;
               c. modelo da bomba;
               d. vazão nominal;
               e. pressão nominal;
               f. rotações por minutos de regime;
               g. diâmetro do rotor.
            C.2.15 Os motores elétricos também devem ser
            caracterizados através de placa de identificação,
            exibindo:
               a. nome do fabricante;
               b. tipo;
               c. modelo;
               d. número de série;
               e. potência, em CV;
               f. rotações por minuto sob a tensão nominal;      Figura C7: Arrefecimento da bomba principal elétrico
               g. tensão de entrada, em Volts;
               h. corrente de funcionamento, em ampéres;         C.3  Bombas  acopladas  a  motores  de
               i. frequência, em Hertz.                          combustão interna
            C.2.16 O painel de comando para proteção e partida   C.3.1 O motor a combustão deve ser instalado
            automática do motor da bomba de incêndio deve ser    em  ambiente  cuja  temperatura  não  seja,  em
            selecionado  de  acordo  com  a  potência  em  CV  do   qualquer   hipótese,   inferior   à   mínima
            motor.                                               recomendada  pelo  fabricante,  ou  dotado  de
            C.2.17  A  partida  do  motor  elétrico  deve  estar  de   sistema  de  pré-aquecimento  permanentemente
            acordo com as recomendações da NBR 5410 ou da        ligado.
            concessionária local.                                C.3.1.1  São  dotados  de  injeção  direta  de
            C.2.17.1  O  sistema  de  partida  deve  ser  do  tipo   combustível  por  bomba  injetora  ou  de  ar
            magnético.                                           comprimido, para a partida.
            C.2.17.2 O período de aceleração do motor não deve   C.3.1.2   São   dotados   de   sistema   de
            exceder 10 s.                                        arrefecimento  por  ar  ou  água,  não  sendo
            C.2.17.3 O painel deve ser localizado o mais próximo   permitido o emprego de ar comprimido.
            possível  do  motor  da  bomba  de  incêndio  e      C.3.1.3 A aspiração de ar para combustão pode
            convenientemente  protegido  contra  respingos  de   ser natural ou forçada (turbo).
            água e penetração de poeira.                         C.3.1.4 Dispõe de controlador de rotação, o qual
            C.2.17.4  O  painel  deve  ser  fornecido  comos     deve  manter  a  rotação  nominal,  tolerada  uma
            desenhos  dimensionais,  leiaute,  diagrama  elétrico,   faixa de 10% seja qual for a carga.
            régua  de  bornes,  diagrama  elétrico  interno  e   C.3.1.5  Dispõe  de  meios  de  operação  manual,
            listagem dos materiais aplicados.                    de  preferência  no  próprio  motor,  o  qual  volta
            C.2.17.5  Todos  os  fios  devem  ser  anilhados,  de   sempre à posição normal.
            acordo com o diagrama elétrico correspondente.


            C.2.17.6 O alarme acústico do painel deve ser tal que,
            uma  vez  cancelado  por  botão  de  impulso,  volte  a
            funcionar normalmente quando surgir um novo evento.
            C.2.17.7  O sistema de proteção dos motores elétricos
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