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5. Pontos de hidrantes/mangotinhos deve ser conforme a NBR 5410.
6. Registro de recalque C.2.17.8 As bombas de incêndio com vazão
7. Reservatório nominal acima de 600 l/min devem dispor de um
fluxo contínuo de água por meio de uma
Nota: tubulação de 6 mm ou placa de orifício de 6 mm,
NA - Normalmente Aberta
NF - Normalmente Fechada derivada da voluta da bomba e com retorno
preferencialmente para o reservatório ou tanque
de escorva (Figura C7), a fim de se evitar o
C.2.13 A bomba de pressurização jockey pode ser superaquecimento das mesmas.
sinalizada apenas com recurso ótico, indicando
bomba em funcionamento.
C.2.14 Cada bomba principal ou de reforço deve
possuir uma placa de identificação com as
seguintes características:
a. nome do fabricante;
b. número de série;
c. modelo da bomba;
d. vazão nominal;
e. pressão nominal;
f. rotações por minutos de regime;
g. diâmetro do rotor.
C.2.15 Os motores elétricos também devem ser
caracterizados através de placa de identificação,
exibindo:
a. nome do fabricante;
b. tipo;
c. modelo;
d. número de série;
e. potência, em CV;
f. rotações por minuto sob a tensão nominal; Figura C7: Arrefecimento da bomba principal elétrico
g. tensão de entrada, em Volts;
h. corrente de funcionamento, em ampéres; C.3 Bombas acopladas a motores de
i. frequência, em Hertz. combustão interna
C.2.16 O painel de comando para proteção e partida C.3.1 O motor a combustão deve ser instalado
automática do motor da bomba de incêndio deve ser em ambiente cuja temperatura não seja, em
selecionado de acordo com a potência em CV do qualquer hipótese, inferior à mínima
motor. recomendada pelo fabricante, ou dotado de
C.2.17 A partida do motor elétrico deve estar de sistema de pré-aquecimento permanentemente
acordo com as recomendações da NBR 5410 ou da ligado.
concessionária local. C.3.1.1 São dotados de injeção direta de
C.2.17.1 O sistema de partida deve ser do tipo combustível por bomba injetora ou de ar
magnético. comprimido, para a partida.
C.2.17.2 O período de aceleração do motor não deve C.3.1.2 São dotados de sistema de
exceder 10 s. arrefecimento por ar ou água, não sendo
C.2.17.3 O painel deve ser localizado o mais próximo permitido o emprego de ar comprimido.
possível do motor da bomba de incêndio e C.3.1.3 A aspiração de ar para combustão pode
convenientemente protegido contra respingos de ser natural ou forçada (turbo).
água e penetração de poeira. C.3.1.4 Dispõe de controlador de rotação, o qual
C.2.17.4 O painel deve ser fornecido comos deve manter a rotação nominal, tolerada uma
desenhos dimensionais, leiaute, diagrama elétrico, faixa de 10% seja qual for a carga.
régua de bornes, diagrama elétrico interno e C.3.1.5 Dispõe de meios de operação manual,
listagem dos materiais aplicados. de preferência no próprio motor, o qual volta
C.2.17.5 Todos os fios devem ser anilhados, de sempre à posição normal.
acordo com o diagrama elétrico correspondente.
C.2.17.6 O alarme acústico do painel deve ser tal que,
uma vez cancelado por botão de impulso, volte a
funcionar normalmente quando surgir um novo evento.
C.2.17.7 O sistema de proteção dos motores elétricos