Page 24 - IT 08 Parte IV
P. 24
ANEXO F
CENTRO DE CONTROLE E GERENCIAMENTO DE ABANDONO
F.1 GERENCIAMENTO DE CENTRO DE CONTROLE DE INCÊNDIO
F.1.1 O centro de controle de incêndio em uma edificação é onde se centraliza detecção, alarmes, comunicação
e/ou funções de controle existentes.
F.1.2 O centro de controle de incêndio deverá ter painel, uma sala dedicada ao controle de incêndio, uma sala
de controle central da edificação ou ser localizada remotamente.
F.1.3 Dependendo das características, incluindo extensões, de um complexo, certas funções da sala de controle
são inevitavelmente aproximadas ao dia a dia do gerenciamento de segurança. Isto inclui monitoramento de
situações e prover informações os aos ocupantes.
F.1.4 Em complexos extensos é recomendável que as funções de controle sejam automatizadas.
F.1.5 Se um incêndio é descoberto ou suspeita-se que exista em uma unidade ou outra ocupação no complexo,
existem certas ações que devem ser executadas pelo pessoal do gerenciamento do centro de controle de
incêndio das referidas unidades ou ocupação, e, certas ações devem ser executadas pelo pessoal de
gerenciamento do centro de controle do complexo.
F.2 O GERENCIAMENTO DE UNIDADES E OUTRAS OCUPAÇÕES
F.2.1 Alertar a sala do centro de controle sobre uma possível emergência.
F.2.2 Alertar os colaboradores sobre a emergência.
F.2.3 Estabelecer a localização e a extensão do incêndio e avaliar a situação.
F.2.3 Desligar os equipamentos não essenciais.
F.2.4 Organizar e efetuar a movimentação e/ou abandono do público e colaboradores de acordo com a
responsabilidade de planejamento, desenvolvimento e execução do proprietário, do responsável, dos
engenheiros, do gerente de riscos, do gerente de segurança contra incêndio, coordenadores, chefes e membros
de brigada.
F.2.5 Seguir os passos para a segurança da brigada para combate ou contenção.
F.2.6 Assegurar que, na chegada do serviço de emergência, seja dada toda a assistência possível para que o
combate seja o mais efetivo possível, e informar ao serviço de emergência sobre a situação e condições dos
ocupantes das brigadas.
F.3. GERENCIAMENTO DO COMPLEXO
F.3.1 Estabelecer a localização do alarme de incêndio;
F.3.2 Realizar chamada das equipes de emergência, de imediato repassando detalhes necessários;
F.3.2 Alertar brigadistas de incêndio sobre a ocorrência e localização da potencial emergência;
F.3.3 Organizar e efetivar procedimentos previstos no Plano de Emergência, inclusive com o Corpo de
Bombeiros Militar, a movimentação do público e colaboradores de áreas afetadas, e a direção a áreas
apropriadas.
F.3.4 Tomas providencias para localizar e efetivar o combate a incêndio, e se possível, conter em uma área;
F.3.5 Assegurar que, na chegada do serviço de emergência, seja dada toda a assistência e informações
possíveis, de acordo com o planejado.
F.4 AS SEGUINTES AÇÕES DEVEM SER EXECUTADAS DE ACORDO COM A EXECUÇÃO EFETIVA DE
ABANDONO POR PARTE DO CENTRO DE CONTROLE DE INCÊNDIOS
F.4.1 A brigada do centro de controle deve possuir treinamento necessário em demandar mensagens de
emergência incluindo dar instruções e assistência com autoridade, para assegurar pronto atendimento do
público presente.
F.4.2 Onde for apropriado devem possuir mensagens iterativas automáticas com determinado alcance ou
mensagens pré-selecionadas.
F.4.3 Onde a localização deve ser dada pela brigada do centro de controle os envolvidos devem possuir
treinamento especial e explícito para demandar mensagens de emergência com precisão para guiar as ações.
F.4.4 Avisos de emergência, tanto gravados quanto ao vivo, devem ser demandadas de forma a assegurar
informações relevantes e motivar o público para pronto atendimento ao direcionamento de local seguro.
F.4.5 Nem todas as pessoas são capazes de ouvir os avisos de emergência, então, os Brigadistas devem
assegurar a assistência às pessoas com necessidades especiais.
F.5 GERENCIAMENTO DE ABANDONO
F.5.1 Em uma edificação grande ou complexa, o abandono é melhor gerenciado com avisos de emergência e
Brigadistas. Mensagens diretas dos Brigadistas do centro de controle têm precedência sobre as mensagens
previamente gravadas.
F.5.2 Quando forem estabelecidos os procedimentos de abandono, as características de maior relevância são a
sofisticação do sistema de detecção e alarme, e, o sistema de orientação ao público ou sistema de alarme por
voz.
8/92