REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO BAIXO AMAZONAS RECEBE AÇÕES DE DEFESA CIVIL
Publicado: 13 de junho de 2022 - Hora: 08:43

5. REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO BAIXO AMAZONAS...
REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO BAIXO AMAZONAS RECEBE AÇÕES DE DEFESA CIVIL

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, está realizando na região de integração do Baixo Amazonas, no oeste do estado, uma série de ações de ajuda humanitária, entre elas o cadastramento ao Programa “Recomeçar”, criado pelo Governo do Pará, beneficiando famílias que estão desalojadas ou desabrigadas, em mais três municípios por conta das enchentes na região.
Desta vez os municípios atendidos são: Almeirim, Alenquer e Prainha, que veêm enfrentando fortes chuvas e o aumento considerado das águas do rio Amazonas e seus afluentes.
Neste cenário o município de Almeirim decretou Situação de Emergência no primeiro trimestre do ano, no qual já homologado pelo Governo do Estado, conforme atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, foram concedidos ao município 1598 kits humanitários e a estimativa é que até 2800 famílias sejam beneficiadas com o Programa Recomeçar. Com isto foram destinados um total de R$ 3.810.678,00, em recursos para ações de resposta.
O mesmo ocorre no município de Alenquer, que também decretou Situação de Emergência a qual já homologado pelo Governo do Estado, onde foram concedidos 300 kits de ajuda humanitária (primeira resposta), e a estimativa é que até 107 famílias sejam beneficiadas com o Programa Recomeçar, o cadastramento está em andamento. No total estão sendo destinados R$ 207.984,00, de recursos para ações de resposta ao município.
Já no município de Prainha, também em Situação de Emergência, foram concedidos 500 kits de ajuda humanitária e a estimativa é que até 32 famílias sejam beneficiadas com o Programa Recomeçar, somando um total de recursos para ações de resposta no valor de R$ 169.284,00.
É importante ressaltar que o cadastramento no programa, não garante direito ao benefício, uma vez que após o cadastro, é realizado uma análise para verificar se o responsável familiar atende todos os requisitos do Programa Recomecar.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA

Fotos/Texto: CEDEC