PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO ANTIGO QUARTEL DO COMANDO GERAL É APRESENTADO
Publicado: 4 de março de 2022 - Hora: 12:26

5. PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO ANTIGO QUARTEL...
PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO ANTIGO QUARTEL DO COMANDO GERAL É APRESENTADO

Foi realizada na manhã da última sexta-feira (25), a reunião de apresentação do projeto de restauração do antigo Quartel do Comando Geral, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O antigo complexo será completamente revitalizado, também se tornando um museu da Corporação. A iniciativa representa um verdadeiro marco para os Bombeiros Militares paraenses, preservando a história da instituição, seus valores e relevância histórica e cultural para o estado.

O antigo Comando Geral do CBMPA foi inaugurado em 1903 pelo então senador e intendente Antônio Lemos na rua João Diogo, centro histórico da capital. A arquitetura local remonta o período da Belle Époque na Amazônia, onde grandes construções foram erguidas em Belém inspiradas no estilo europeu. Desta época, se mantêm erguidas até hoje instalações como o Teatro da Paz, o Palacete Bolonha e claro, o Casarão Vermelho, que pertence à Corporação e foi tombado como patrimônio histórico em 1982.

A revitalização do local foi apresentada pela empresa vencedora do certame para a obra. No museu, deverão conter todo o acervo histórico da instituição, como itens e ferramentas antigas, fotografias e todo registro possível desde sua fundação em 1882. A ação é muito aguardada, e foi longamente planejada. Desde 2019, equipes de arquitetos e historiadores têm visitado o local para levantamento arquitetônico e patrimonial das estruturas, a fim de não se perder nenhum valor do que é a própria história e a importância em si.

A execução das obras da construção do museu devem se iniciar em breve.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA.

Texto: VC BM Laylton Corpes.