PROJETO BOMBEIROS DA VIDA PARTICIPA DO V FÓRUM DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO
Publicado: 22 de maio de 2024 - Hora: 09:20

5. PROJETO BOMBEIROS DA VIDA PARTICIPA DO...
PROJETO BOMBEIROS DA VIDA PARTICIPA DO V FÓRUM DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Ocorreu na manhã da última terça-feira, 21, na Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMPA), o V Fórum de Doação de Leite Humano, evento que faz parte da Semana Estadual do Aleitamento Materno, promovida anualmente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) com objetivo de promover o assunto em prol da divulgação de informações. O Projeto Bombeiros da Vida (PBV) esteve no evento, assim como outros representantes das áreas de saúde pública.

Em 2024, o PBV completa 23 anos de trabalho em parceria com a FSCM. O projeto incentiva o Aleitamento Materno Exclusivo (AME) até o sexto mês de vida do bebê e a doação de leite humano ordenhado. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe, destacam-se: a sensibilização de gestantes e puérperas, quanto a importância da amamentação; a doação do excedente de leite produzido; o cadastramento de doadoras; a divulgação do projeto mediante palestras educativas de aleitamento materno e a visita domiciliar para fazer a coleta externa. Em toda a sua duração, o PBV já coletou 160 mil litros de leite.

Na ocasião, a 3° Sargento Michele falou sobre a importância do evento:

“É fundamental a participação de todos os profissionais da área da saúde e das doadoras de leite materno em eventos como esse. Estamos aqui para ressaltar a importância desse alimento tão precioso e rico em nutrientes, que irá fortalecer os bebês internados na UTI neonatal, não apenas da FSCM, mas também de todos os municípios que possuem bancos de leite humano por todo o estado”.

O PBV é um projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e faz parte das atribuições sociais de Políticas Públicas fomentadas pela corporação, trabalhando para diminuir a mortalidade infantil na região metropolitana de Belém e no interior do estado. No domingo, 26, a Semana Estadual de Aleitamento Materno promoverá ainda, o 3° Passeio Motociclista, com saída às 7h30 da FSCM e chegada no CBMPA.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fomentam o trabalho incansável da corporação em salvar vidas e enfatizam a importância de projetos sociais que acolhem a população paraense.

Texto e imagens: Ascom CBMPA.