programa escola da vida e projeto bombeiros da vida participam das programações da semana de prevenção do cbmpa 2023
Publicado: 18 de novembro de 2023 - Hora: 18:46

5. programa escola da vida e projeto...

Na manhã deste sábado (18), no Quartel do Comando Geral (QCG), deu-se início às atividades do Programa Escola da Vida (PEV) e do Projeto Bombeiros da Vida (PBV) referentes à Semana de Prevenção 2023, alusiva ao aniversário de 141 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e ao Dia do Bombeiro Paraense, que será celebrado no dia 24 de novembro.

A programação do PEV contou com várias atividades recreativas para os 210 alunos e seus familiares, dentre elas, o torneio Bombeirinho de Aço, oficinas de arte e pintura, circuito bombeiro militar com tirolesa e falsa baiana, cabo de guerra, queimada, vôlei e muitas outras ações semelhantes às atividades exercidas diariamente na profissão bombeiro militar. Foram ofertados lanches e brindes para todos os participantes.

O PEV tem como principal objetivo promover ações disciplinares oriundas das atividades bombeiro militar através de abordagens lúdicas e motivacionais para crianças e adolescentes. O programa conta com polos nos bairros da Cremação, Bengui, Marituba, Jurunas, Terra Firme, Guamá, Icuí Guajará e Cabanagem.

Maria do Carmo Rodrigo, avó do aluno Matheus Miranda, falou sobre a participação do neto no PEV:

“Para mim, como avó, é muito gratificante ver meu neto participar do programa. Ele começou há um ano já reparamos uma mudança muito grande no comportamento e na vida dele. Meu neto aprendeu muito sobre disciplina, educação e comportamento. É um privilégio para mim e para minha família ter a oportunidade de vê-lo participar das atividades”.

A coordenadora do PEV, 1º Tenente BM Mireia Moutinho, falou sobre o início das atividades do PEV na Semana de Prevenção 2023:

“Para nós é muito importante a proximidade dos alunos e suas respectivas famílias com a corporação, queremos que eles se sintam acolhidos no QCG e que tenham a melhor experiência no dia de hoje, essa foi a maneira que encontramos de proporcionar a eles um dia no QCG e enaltecer a Semana de Prevenção 2023”.

O PBV promoveu uma campanha de arrecadação de fraldas descartáveis e cestas básicas para as doadoras de leite do projeto, evento concomitante com o Novembro Roxo, mês da prematuridade, o material arrecadado na ação será distribuido até dezembro de 2023. As ações do PBV são focadas em arrecadação de leite materno para bebês prematuros internados nos leitos do Hospital Santa Casa de Misericórdia. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe, destacam-se: a sensibilização de gestantes e puérperas, quanto a importância da amamentação; a doação do excedente de leite produzido; o cadastramento de doadoras; a divulgação do projeto mediante palestras educativas de aleitamento materno e a visita domiciliar para fazer a coleta externa. A coordenadora do projeto, Sub Tenente Rubenita, falou sobre a participação do PBV no evento:

“Para nós é um prazer fazer parte da Semana de Prevenção. Estar aqui hoje é uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e enfatizar a importância das ações promovidas pelo PBV e pelo PEV. Gostaria de agradecer ao comandante geral do CBMPA por abrir novas portas para projetos tão importantes”.

As ações de projetos como o PEV e o PBV, são essenciais na assistência social à população e na aproximação da corporação com a comunidade paraense.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enfatizam a importância de ações de cunho social e trabalham para incentivar, cada vez mais, a participação da comunidade nos eventos promovidos pela corporação.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.