PREVENÇÃO GARANTE TRANQUILIDADE E SEGURANÇA NO FERIADO DE TIRADENTES
Publicado: 25 de abril de 2022 - Hora: 14:01

5. PREVENÇÃO GARANTE TRANQUILIDADE E SEGURANÇA NO...
PREVENÇÃO GARANTE TRANQUILIDADE E SEGURANÇA NO FERIADO DE TIRADENTES

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participou neste fim de semana prolongado, das ações integradas dos órgãos do Sistema de Segurança Pública durante a Operação “Tiradentes”, que iniciou na última quinta-feira (21), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

As ações preventivas refletiram na tranquilidade e sem grandes ocorrências nas estradas e balneários da  RMB e interior do estado. Conforme planejamento, os serviços preventivos se estendem até esta segunda-feira (25), com o objetivo de garantir a segurança da população e fazer cumprir as determinações do Decreto 2.044, que prevê a política de incentivo à vacinação contra a Covid-19.

Além da RMB, mais de 30 localidades do interior receberam reforço e ações integradas e, apesar do clima chuvoso, muitas pessoas circularam pelas praias a fim de aproveitar o descanso e a diversão do fim de semana. Em Salinópolis, nordeste paraense, o fluxo de banhistas foi considerado razoável, neste que é um dos pontos turísticos mais frequentados pelos banhistas que optam por aproveitar a água salgada para se refrescar. Este foi o segundo fim de semana prolongado com as medidas sanitárias flexibilizadas, graças à redução de casos da pandemia. Nesta região, mais de 80 militares atuaram com o  objetivo de prevenir acidentes nas praias e, caso necessário, garantir respostas rápidas às ocorrências.

O 2º Tenente BM Pedro Alencar, do 13º GBM de Salinópolis, por exemplo, tem orientado aos banhistas quanto as tábuas de maré, especificamente na praia do Atalaia, onde há o tráfego de veículos na areia e a existência de muitos canais, bem como aos pais e  responsáveis, a tomarem cuidado com as crianças e para que adultos e jovens tenham cautela com os locais de banho, evitando assim riscos de afogamento.

Já o Major BM Roan, Comandante do 20º GBM, em Mosqueiro, destaca a atuação dos quase 50 militares ao redor das 13 praias que compõem o distrito de Belém. “O trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros tem sido eficiente, já que quase não tivemos ocorrências. É importante destacar não somente a atuação dos Guarda-vidas mas também a atuação com todas as forças da Segurança Pública estadual, ou seja, estamos operando de forma integrada durante este período”, pontuou o comandante.
Operação em números: De acordo com o relatório da Seção de Estatísticas do Comando Operacional do CBMPA, foram registradas pelas guarnições de prevenção balneária 44 ocorrências e mais de 2000 advertências, nos 65 balneários atendidos pelas equipes, destaque para o zero registro de obitos, fator que se repetiu nos registros da operação estrada, onde foram computadas 17 ocorrências, na sua maioria envolvendo moto/auto, sem gravidade, gerando 21 atendimentos e nenhuma morte registrada.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA
Texto: 3º Sargento BM Barreto/ VC Laylton Corpes