PAI, VOCÊ SERÁ SEMPRE O REFLEXO DO QUE DESEJO SER
Publicado: 13 de agosto de 2023 - Hora: 08:32

5. PAI, VOCÊ SERÁ SEMPRE O REFLEXO...
PAI, VOCÊ SERÁ SEMPRE O REFLEXO DO QUE DESEJO SER

No Brasil, o segundo domingo de agosto é reservado às celebrações dedicadas ao Dia dos Pais. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) desejam homenagear aqueles que cumprem um papel fundamental e significativo na família e na sociedade.

A partir de um ponto de vista psicológico, a figura paterna exerce uma função necessária para o desenvolvimento infantil e a construção da personalidade do ser humano, explica o Doutor em psicologia da Diretoria de Saúde do CBMPA, o Tenente Coronel QOCBM José Mário Barbosa de Brito

“Esse lugar que os pais ocupam na vida dos filhos é tão importante que, não raro, quando a criança tem uma imagem positiva, com trocas afetivas e lugar de convivência saudável, ela acaba por colocar esse pai como referência para sua vida. Ouço com muita frequência, de filhos de bombeiros, a grande admiração que os pais despertam neles. Essa admiração chega ao ponto de influenciar nas escolhas profissionais e, frequentemente, vemos filhos de bombeiros, que querem ou já estão trilhando os passos dos pais.
Embora tenhamos claro que a profissão do bombeiro é marcada por uma realidade de muitos desafios; no imaginário social, a imagem do bombeiro é a do herói, aquele que salva. Imagine quando esse herói é o seu pai?”

Isso significa que a participação ativa da figura paterna pode, de alguma forma, inspirar as escolhas e decisões futuras de cada pessoa, como indivíduo, ao longo da vida.

O Major QOBM Kitarrara Damasceno Borges, por exemplo, fala da satisfação em ter contribuído com a escolha profissional do filho Vinicius Santos Borges, que atualmente é aluno do Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar (CFP/BM) pertencente ao Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças – CFAE.

“Eu me sinto muito feliz e honrado por poder dizer que o meu filho seguiu meus passos e agora também faz parte desta Corporação que tanto amo. Estou realizado e feliz por ele ser uma pessoa estudiosa que agora já encontrou o seu papel na sociedade e está muito feliz com aquilo que faz. Tudo isso para um pai é uma satisfação imensa, pois a gente quer que os nossos filhos sigam o caminho do bem e graça a Deus eu posso dizer isso, que assim como eu me tornei bombeiro um dia, agora ele também faz parte da Corporação e logo mais será nomeado Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Pará assim como eu fui em 2006. Eu me sinto abraçado por aquele pensamento famoso que diz que a palavra convence, mas o exemplo arrasta, isso se aplicou para mim e meu filho e agora nós dois fazemos parte da mesma Corporação e juntos estamos na nobre missão de salvar vidas”

O Aluno CFP BM Borges, destaca com emoção o papel fundamental que o pai bombeiro teve em sua decisão de ingressar nas fileiras da Corporação.

“O meu pai teve um papel muito importante para que eu tomasse a decisão de ser um bombeiro. Desde criança eu via-o nas operações, trabalhando com pessoas, salvando vidas e sempre achei isso muito honrado, sempre gostei do que ele fazia. Então desde pequeno fui estimulado a seguir o mesmo caminho. Eu escolhi ser bombeiro porque meu pai me fez amar essa profissão e é isso que quero para a minha vida, fazer o que ele faz. Tê-lo na minha vida, ainda mais com esta profissão tão honrosa, é muito gratificante. Eu sou muito grato a ele por ter me inspirado a escolher o Corpo de Bombeiros Militar.”

O CBMPA e CEDEC desejam um feliz dia dos pais a todos aqueles que fazem da responsabilidade, um compromisso verdadeiro de contribuir com o crescimento de seus filhos. a fim de gerar à sociedade, homens e mulheres dignos e dispostos a ser o bálsamo do bem e da honra para o mundo.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.