OPERAÇÃO FÊNIX 2023 IMPLEMENTA SALA DE SITUAÇÃO E GANHA RECURSOS AVANÇADOS
Publicado: 13 de setembro de 2023 - Hora: 18:24

5. OPERAÇÃO FÊNIX 2023 IMPLEMENTA SALA DE...
OPERAÇÃO FÊNIX 2023 IMPLEMENTA SALA DE SITUAÇÃO E GANHA RECURSOS AVANÇADOS

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), a implementação da Sala de Situação da Operação Fênix 2023, com o objetivo de monitorar com maior eficiência, as ações de combate a incêndios florestais em todo o estado.

O espaço físico e virtual conta com uma equipe técnica de profissionais, bombeiros militares, capacitados para trabalhar nos mais diversos cenários e realizar a análise e avaliação sistemática dos eventos operacionais no curso da operação, através de recursos tecnológicos avançados e ferramentas como o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), a fim de facilitar a administração das guarnições em campo por meio da verificação dos avanços e necessidades das equipes combatentes.

A 5ª edição da Operação Fênix está em curso desde o dia 16 de agosto de 2023 e, segundo dados da Corporação, mais de 5.000 eventos de Fogo em todo o estado já foram combatidos até o momento, isso significa uma redução de cerca de 6.000 focos em relação ao ano anterior.

A boa notícia é que todos esses avanços são o reflexo dos investimentos em prol da conservação da biodiversidade que diariamente sofre, principalmente, em consequência das ações antrópicas.

Ainda dentro da perspectiva do desenvolvimento e desempenho da missão, está o novo recurso de análise de dados, a coleção de serviços de software “Power BI”. A plataforma permite registrar todas as atividades operacionais e transformá-las em informações relacionadas, coerentes e visualmente compreensíveis.

O Coordenador de Planejamento da Operação Fênix 2023, Major QOBM Marcos Leão, fala como a ferramenta funciona na prática e como esse novo recurso impacta positivamente nos resultados da operação:

“Hoje, nós militares, temos acesso à essa ferramenta que nos permite visualizar os resultados e fazer alguns entendimentos em relação ao que pode ser melhorado. Então, na prática, nós utilizamos como um meio de abastecimento de informações na plataforma. Em cada região de atuação existe um ponto focal onde os militares transmitem as principais informações sobre a operação naquele dia, exemplo, eventos de fogo combatidos, área combatida, distância percorrida, hora do início e término de missão e outras informações relevantes. Todas essas noções servem como um parâmetro e como referência para que seja possível mensurar como está a nossa atuação no estado do Pará.”

É interessante salientar que além das atuações dentro da operação, os bombeiros também realizam um trabalho de prevenção, mantendo-se em lugares estratégicos de maior incidência e de conscientização junto aos pequenos proprietários rurais, visto que em muitos casos os incêndios são causados pela prática de queima de solo para plantio.

O Auxiliar do Coordenador de Planejamento da Operação Fênix, o Major QOBM Diego de Andrade Cunha, destaca:

“Essas ferramentas são indispensáveis no monitoramento da situação em relação aos focos de queimadas no período que estamos atravessando agora, que justamente é um período sensível em relação a esse tipo de trabalho.” E completa: “A plataforma nos permite fazer um trabalho de antecipação, organização logística de pessoal, para que possamos, da melhor maneira possível, atuar preventivamente e reativamente a questão das queimadas, tornando os resultados muito mais eficazes. Isso é sinônimo de benefício ao meio ambiente e a população.”

O CBMPA e CEDEC compreendem que através dos avanços tecnológicos empregados na operação, é possível munir as equipes atuantes de expertise para realizar um trabalho cada vez mais efetivo por todo o Pará.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom CBMPA.