OPERAÇÃO FÊNIX 2021: PARÁ LIDERA RANKING DE PREVENÇÃO E REDUZ EM MAIS DE 3000 OS FOCOS DE CALOR
Publicado: 2 de setembro de 2021 - Hora: 12:17

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. OPERAÇÃO FÊNIX 2021: PARÁ LIDERA RANKING...
OPERAÇÃO FÊNIX 2021: PARÁ LIDERA RANKING DE PREVENÇÃO E REDUZ EM MAIS DE 3000 OS FOCOS DE CALOR

Desde o último dia 16 o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Comando Operacional da Corporação, desenvolve a Operação Fênix, que está em sua 3ª edição.
A experiência adquirida com as edições anteriores está permitindo ao CBMPA uma melhor gestão na atual edição, que se reflete em maior eficiência nas ações de combate aos focos de calor nas principais regiões do estado atingidas pelas queimadas neste período do ano.
No último mês de agosto, a presença do CBMPA foi  determinante para a redução dos pontos de queimadas no território paraense, com ações de prevenção, especialmente nos municípios de São Félix do Xingu e Novo Progresso, considerados os principais epicentros de focos de calor.
Na última semana de agosto, as Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF’s) avançaram para o distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira, e também ao extremo sudoeste paraense, no município de Jacareacanga, onde foram combatidos intensos focos que poderiam evoluir para algo mais grave e destruidor. Após o início das ações de prevenção com a Operação Fênix o Pará fecha o mês de agosto em primeiro lugar no ranking dos estados com focos de calor, com 455 ações preventivas e em segundo lugar quando os dados fazem referência aos pontos de incêndios florestais combatidos, com 908, segundo informações da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Já em relação aos focos de calor observa-se o registro 7.853 no último mês de agosto; quando comparado com o mesmo período dos anos de 2019 (10.185 focos) e em 2020 (10.865), constata-se uma redução de mais de 3.000 focos, de acordo com dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o que demonstra, até aqui, o êxito que tem sido alcançado pela Operação Fênix 2021.

ASCOM CBMPA

Skip to content