NO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO CONTRA O AFOGAMENTO CBMPA E CEDEC ALERTAM PARA OS RISCOS
Publicado: 25 de julho de 2023 - Hora: 17:27

5. NO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO CONTRA...

No Dia Mundial de Prevenção Contra o Afogamento, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) alertam para os principais riscos e orientam a população para que não se tornem vítimas das estatísticas. Em 2022, o CBMPA e CEDEC registraram 146 óbitos por afogamento em todo o estado, com maior incidência nos meses de abril, maio e junho. De Janeiro até julho de 2023 foram constatados 138 afogamentos fatais. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que mais de 200 mil pessoas morrem por afogamento todos os anos no mundo.

Com as férias escolares, que coincidem com a chegada do verão amazônico, onde a sensação térmica sobe de maneira considerável, a maior parte das pessoas tendem a se deslocar às praias e balneários do Estado a fim de se refrescar. Nesse período, segundo dados do CBMPA o maior número de ocorrências são registradas em Salinópolis, devido ao grande deslocamento às praias do município.

Segundo o Tenente Coronel Ricardo Anaissi, comandante do 1° Grupamento Marítimo e Fluvial (1°GMAF), os casos tendem a crescer no período de férias devido ao aumento do fluxo em praias e balneários. Os acidentes podem ser evitados com a adoção de medidas preventivas.

O trabalho de conscientização é importante para que as pessoas estejam cientes dos possíveis riscos e tomem atitudes responsáveis na hora da diversão. Visando isso, o GMAF realiza campanhas de prevenção com palestras em escolas antes dos alunos encerrarem o semestre, além de orientações para o deslocamento seguro em embarcações e medidas de segurança a serem adotadas pelos banhistas. “É importante tomar cuidado ao entrar em praias ou piscinas, recomendamos que os banhistas evitem entrar na água quando o clima for de chuva com forte maresia. Em embarcações, é essencial o uso do colete salva-vidas e não navegar ao consumir bebidas alcóolicas. É preciso que todos adotem as medidas necessárias de segurança ao frequentar praias e balneários”, alerta o Tenente Coronel Ricardo Anaissi.

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) apontam que mais de 90% das mortes por afogamento ocorrem por ignorar as orientações dos profissionais de segurança acerca dos riscos nos meios aquáticos. Todo cuidado é pouco para aproveitar com segurança. Visando isso, o CBMPA alerta para os cuidados que devem ser tomados por banhistas:

1. Use coletes salva-vidas.

2. Jamais deixe suas crianças sem a supervisão de um adulto responsável e não esqueça de identificá-las com a pulseira de localização no posto de guarda-vidas mais próximo de você. Isso servirá como acessório auxiliar em casos de desaparecimento de vulneráveis.

3. Se beber, não entre na água.

4. Depois de comer, aguarde pelo menos uma hora para entrar na água.

5. Se precisar utilizar embarcação, verifique se mesma está respeitando o limite de passageiros e use o colete salva-vidas.

6. Evite competições aquáticas como travessia a nado, isso pode causar exaustão e levar a afogamento. E não esqueça: “água no umbigo, sinal de perigo!”

O CBMPA e CEDEC reforçam que a prevenção é a melhor atitude contra os afogamentos e que trabalham incansavelmente para garantir a segurança da população nos 144 municípios por todo o Pará.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA