MILITARES RESGATAM VÍTIMAS DE NAUFRÁGIO EM BELÉM
Publicado: 25 de janeiro de 2022 - Hora: 22:39

5. MILITARES RESGATAM VÍTIMAS DE NAUFRÁGIO EM...
MILITARES RESGATAM VÍTIMAS DE NAUFRÁGIO EM BELÉM

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tem como Missão, contribuir para proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, a fim de garantir a prestação de serviços bombeiro militar e de defesa civil à sociedade a mais de um século. Entre seus valores, destacamos a disciplina, a proatividade e a coragem. O trabalho do bombeiro militar é feito de um conjunto de protocolos, regras, equipamentos e coragem.
O militar está sempre pronto para a ação durante 24 horas por dia, 07 dias por semana e 12 meses por ano. Ser bombeiro é muito mais do que atuar diante do perigo, é levar esperança às pessoas, que já não acreditam que podem sair de situações limite, e com este instinto, dois militares da nossa corporação atuaram em uma ocorrência de naufrágio no último sábado (22), em Belém. O Soldado BM Marlon Cardoso, 30 anos, lotado no 21° GBM (Belém) e o Soldado BM Fábio Moraes, 32 anos, lotado no 29° GBM (Moju), ambos ingressaram na corporação na última turma do CFP/2017 ( Curso de Formação de Praças), que no fim de janeiro completam 5 anos de ingresso no CBMPA, estavam em uma embarcação, retornando para o município de Abaetetuba, onde residem, quando ouviram um pedido de socorro vindo da parte externa da embarcação, era uma mulher que se segurava em uma boia de sinalização, sem hesitar, os bombeiros, iniciaram os protocolos para o resgate, em segurança, da vítima que se encontrava dentro da água em frente ao porto do Arapari, foi informado a situação ao Centro Integrado de Operações, que acionou o 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMAF) e a Capitania dos Portos para prestar apoio.
No local, o comandante da embarcação, já em deslocamento para Abaetetuba, ligou o farol para dar visibilidade e auxiliar no resgate, o soldado Marlon e outro tripulante, com auxílio de uma boia entraram na água e estabilizaram a vítima, ainda na maré muito agitada. Enquanto isso, no interior da embarcação o Soldado Moraes, gerenciou a estabilidade do navio, orientando os passageiros a ficarem sentados, evitando o pânico e desestabilidade da mesma, após o resgate a vítima relatou que os tripulantes estavam em uma embarcação de pequeno porte (rabeta) todas sem colete salva-vidas, a qual veio a naufragar devido a força da maresia, após varredura na área, foram resgatadas mais duas vítimas, e ao chegar o apoio da viatura de salvamento do 1° GBM, foi solicitado ao piloto da embarcação “Caripi” que atracasse novamente no porto, para que assim as vítimas e as informações pudessem ser passadas ao Grupamento, para prosseguir com as buscas da quarta pessoa desaparecida, que conseguiu nadar e chegar em sua residência, localizada em uma das ilhas em frente a capital.
Para o Soldado Marlon, este dia ficará marcado em sua vida profissional: “Para a Corporação, não há dias iguais, pois é preciso estar sempre preparado para enfrentar diferentes situações que irão exigir uma dedicação e uma presteza para desempenhar com maior êxito a missão de vidas alheias, riquezas salvar”, enfatizou o militar.
Segundo o Soldado Moraes, a reação no momento foi em querer ajudar, porém, diante deste tipo de situação é preciso manter a calma, controlar os impulsos e pensar em como contornar o problema. Sendo primordial saber o que estava acontecendo de fato: “Conseguimos manter o controle sobre as pessoas, para assim conter a crise e pânico que estava prestes a surgir na embarcação. Foi uma sensação muito gratificante em poder estar ajudando a sociedade, visto que nós militares, mesmo não estando de serviço no quartel, sempre estamos preparados para atuar em situações adversas como essas. Contudo, se torna um dever e obrigação ajudar a sociedade, isso já é instinto nosso”, finalizou o soldado.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA.

Texto: 3⁰ Sargento BM Barreto.