MILITARES DO CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE INSTRUÇÃO TEÓRICA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE VIATURA
Publicado: 26 de outubro de 2023 - Hora: 16:29

5. MILITARES DO CBMPA E CEDEC PARTICIPAM...

Os militares condutores de veículos operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) participaram na manhã desta quarta-feira (25), no Quartel do Comando Geral (QCG), da instrução teórica de capacitação técnica para operacionalização da Auto Plataforma Mecânica (APM).

Esta iniciativa foi tomada por meio do Centro de Suprimentos e Manutenção de Viaturas e Materiais Operacionais (CSMV/MOP) e visa preparar os condutores lara manuseio do veículo utilizado em operações de resgate e combate a incêndios em planos verticais.

O objetivo da instrução é requalificar os profissionais bombeiros militares a partir da compreensão dos principais processos de utilização da APM, como as percepções de gestão do veículo, desenvolvimento de habilidades a partir do contato com a plataforma, resolução de problemas em situações de pane, além de estimular o processo de esclarecimento de dúvidas dos condutores.

A plataforma utilizada na instrução pode alcançar até 50 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares. Já o potencial de extensão do jato de água chega a 20 metros de distância, o que aumenta a carga operacional de combate e salvamento, ou seja, reforçam de maneira expressiva a eficiência da missão.

Ainda este ano, 2023, a tropa contará com instruções de requalificação para operacionalizar as plataformas Auto Bomba Tanque (ABT), que são veículos de combate a incêndio e Tanques pesados como as APP’s.

O CBMPA e CEDEC reconhecem que as instruções são o sinônimo da aprendizagem e do aprimoramento de técnicas operacionais para a realização eficiente das missões da Corporação. Por isso, priorizam a capacitação de seus profissionais nas mais diversas áreas teóricas e práticas.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA.