FÉ E DEVOÇÃO: CBMPA E CEDEC REALIZAM AÇÃO DE PREVENÇÃO E RESPOSTA NO CÍRIO DE NAZARÉ 2023
Publicado: 10 de outubro de 2023 - Hora: 15:29

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. FÉ E DEVOÇÃO: CBMPA E CEDEC...
FÉ E DEVOÇÃO: CBMPA E CEDEC REALIZAM AÇÃO DE PREVENÇÃO E RESPOSTA NO CÍRIO DE NAZARÉ 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) participam todos os anos da “Operação Círio”, uma ação integrada com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) que reuniu, neste ano, 2023, cerca de 12 mil agentes, sendo cerca de 1.200 Bombeiros Militares que estiveram nas romarias com o intuito de assegurar o bem-estar e a integridade de romeiros e turistas.

Durante esta primeira semana de eventos relativos ao Círio, a estimativa de público no Estado do Pará foi de 2,7 milhões de romeiros e turistas e o CBMPA trabalhou incessantemente na prevenção, monitoramento do cortejo, empregando militares a pé firme, nas viaturas e embarcações otimizando o tempo resposta de ocorrências e reforçando o efetivo nos destinos que possuíram grande concentração de público.

Como ação preventiva, a Corporação realizou vistorias, durante as semanas que antecederam as procissões e no dia das principais romarias, para verificar estruturas de marquises, sacadas e instalações provisórias por todo percurso da Berlinda. Os bombeiros também orientaram a população sobre os principais perigos em casos de superlotação deste tipo de ambientes.

Na Romaria Fluvial, que percorre a Baía do Guajará, foram empregados especialistas aquáticos em embarcações equipadas com bombas d’água para riscos de incêndio, coletes salva-vidas, boias, cilindros e materiais de mergulho em caso de naufrágios e afogamentos. Esta romaria também contou com equipes de atendimento pré-hospialar, que estavam prontas com Unidades de Resgate, para receber possíveis vítimas por todas as margens da Baía.

Nos caminhos das procissões da Trasladação e do Círio, Bombeiros Militares estavam dispostos em pontos estratégicos do itinerário para amparar os romeiros em qualquer eventualidade ocorrida. Podemos destacar o emprego do Posto Avançado de Comando Móvel, base de observação para melhorar a gestão demandas operacionais, e ainda 30 viaturas de resgate, unidades móveis de atendimento pré-hospialar por todo trajeto, com saída estratégica para os postos de saúde.

Dentre as principais ocorrências atendidas pelo CBMPA, destacam-se mais de 60 ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar, como desidratação e desmaios, além de Incêndios em fiações elétricas, e foi registrado um naufrágio atendido durante o Círio Fluvial.

Para compor as equipes, foram empregados também, em todas as romarias desta primeir semana, os alunos do Curso de Formação de Praças 2023. Estes, que irão formar no dia 24 de novembro, tiveram a oportunidade de atuar pela primeira vez como Bombeiros Militares na grande operação do Círio de Nazaré.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil trabalham de maneira integrada para garantir a segurança dos romeiros que fazem parte das celebrações do Círio de Nazaré, Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA

Skip to content