Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: CBMPA e CEDEC alertam para os riscos e medidas preventivas
Publicado: 28 de agosto de 2023 - Hora: 16:16

5. Dia Nacional de Combate e Prevenção...

O dia 28 de agosto é marcado pelo Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. O acidente ocorre quando o cabelo prende no motor exposto do barco, puxando o couro cabeludo, com risco de perda de partes do rosto e falecimento por hemorragia.

Escalpelamentos são comuns em cidades ribeirinhas que tem o transporte hidroviário como principal meio de locomoção. Dados da Marinha apontam que em 2022 foram registrados sete casos no Pará e no Amapá.

O acidente afeta principalmente mulheres e crianças com cabelos longos e ocorre predominantemente em pequenas embarcações de motor descoberto. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil integram a Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE), em conjunto com o Governo do Estado, a Marinha do Brasil e outras instituições governamentais. São realizadas ações de combate e prevenção ao escalpelamento em locais de maior incidência. As ações ocorrem em vários períodos do ano, porém são intensificadas nos meses de agosto e setembro, são realizadas palestras, doação e instalação gratuita de coberturas de eixo de motor, distribuição de toucas de proteção e coletes salva-vidas, panfletos informativos e orientação do Grupo de Atendimento ao Público Itinerante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

As atividades são promovidas em escolas, portos, feiras, centros comunitários e locais com maior fluxo de pessoas. “O acidente de escalpelamento acontece com frequência na região amazônica, onde muitas embarcações não possuem o eixo do motor coberto e a rotação do equipamento puxa pessoas de cabelo comprido, causando o escalpelamento. Esse acidente é fácil de ser evitado, basta cobrir o eixo do motor, que é a causa do acidente. A comissão se reúne mensalmente para a definição dos locais das ações e a contribuição necessária de cada órgão. Caso o acidente aconteça, é necessário imediatamente transportar a vítima para a unidade mais próxima de urgência e emergência para que o sangramento seja imediatamente controlado, evitando morte por hemorragia”, enfatiza o Capitão QOBM Nascimento, integrante da CEEAE.

O CBMPA alerta para as medidas de prevenção que devem ser adotadas:

1. Manter os cabelos presos em coque ou cobertos por lenço – evitar usar penteado de rabo de cavalo;

2. Realizar a cobertura de eixo de motor;

3. Tomar cuidado com lenços, fraldas ou outros tecidos que possam enrolar no eixo do motor;

4. Manter distância do motor e evitar se movimentar enquanto o mesmo estiver ligado.

Os impactos do escalpelamentos são muitos, dependendo da gravidade do acidente, além do escalpo, as orelhas e sobrancelhas também são arrancadas, podendo comprometer a audição, visão e fala. O acidente pode abalar significativamente a autoestima, identidade e percepção corporal da vítima, afetando sua qualidade de vida, rotina profissional e convivência social. Além de tudo, como sequela, a pessoa pode sentir dores de cabeça ou cervicais crônicas.

Em dezembro de 2021, a Lei n° 12.199 instituiu o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, que visa conscientizar a população sobre os riscos desse grave acidente e elucidar a realidade de exclusão e violência vincenciada pelas vítimas de escalpelamento diariamente.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alertam para os cuidados necessários e trabalham para que acidentes dessa natureza sejam evitados.