Dia da Amazônia: CBMPA E CEDEC na linha de frente da proteção à Amazônia.
Publicado: 5 de setembro de 2023 - Hora: 17:40

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Dia da Amazônia: CBMPA E CEDEC...
Dia da Amazônia: CBMPA E CEDEC na linha de frente da proteção à Amazônia.

No dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, habitat de inúmeras espécies de animais e vegetais, ecossistema fundamental para o equilíbrio ambiental e conservação de recursos hídricos. No entanto, esta vem sendo ameaçada constantemente por diversas práticas predatórias como obras de urbanização, mineração, extração de madeira, desmatamento, queimadas etc.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) compreendem a importância de preservar a biodiversidade e realizam anualmente a Operação Fênix, no combate a incêndios florestais, além de atuarem na linha de frente da Operação Curupira e da Operação Amazônia Viva, que visam diminuir os impactos gerados pela ação humana.

Sucedida no segundo semestre, período de maior estiagem no ano, a Operação Fênix busca prevenir e combater focos de incêndio na floresta amazônica. Ao todo, em 2022 foram extinguidos mais de 41 mil focos de incêndio. As equipes compostas por bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais estão divididas em mais de 40 municípios do estado.

A primeira fase da operação foi iniciada no dia 16 de agosto e irá terminar em 15 de setembro. A segunda fase será iniciada no dia 12 de setembro e estará concentrada em Parauapebas, São Félix do Xingú, Novo Progresso, Paragominas, Pacajá e Bom Jesus do Tocantins.

No dia da Amazônia, o CBMPA e CEDEC participaram da cerimônia de lançamento da 28ª Unidade de Conservação (UC) Estadual, a Estação Ecológica (Esec) Mamuru, localizada no oeste paraense entre os municípios de Aveiro e Juruti. A celebração reuniu líderes políticos, representantes de agências de segurança, órgãos institucionais, secretários estaduais e corporações. O governador Helder Barbalho e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, assinaram o decreto da 28º UC.

Com 126 mil hectares protegidos pelas UC’s, a Esec Mamuru representa a preservação de inúmeros ecossistemas e biodiversidades, garantindo a proteção de animais e plantas e promovendo a manutenção de serviços ambientais.

No evento, o Governador do Estado anunciou a redução de 70% das áreas com alerta de desmatamento em relação ao mesmo período no ano passado.

CBMPA E CEDEC se orgulham em realizar ações anuais de combate a destruição deste que é o maior bioma do mundo e se empenham diariamente para proteger o maior patrimônio ambiental da América do Sul.

Texto e Fotos: Ascom do CBMPA.

Skip to content