CORPO DE BOMBEIROS E PROCURADORIA DA MULHER DA ALEPA ORGANIZAM O I SEMINÁRIO DE MULHERES MILITARES DO PARÁ – 2022
Publicado: 18 de fevereiro de 2022 - Hora: 11:22

5. CORPO DE BOMBEIROS E PROCURADORIA DA...

Em programação especial para o mês da mulher, em março, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil junto a Procuradoria Especial da Mulher da Alepa (Promulher/Alepa) retomaram a organização e coordenação do I Seminário de Mulheres Militares do Pará. Com o tema “Desafios na Carreira e Atuação da Mulher Militar nas Instituições Públicas”, o evento será realizado no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, na Fundação Cultural do Pará (Centur), e tem o objetivo de dialogar sobre os desafios do dia a dia das mulheres nas instituições públicas e fomentar políticas públicas para essas servidoras na segurança pública.
Entre os momentos mais aguardados do evento estão o pronunciamento do Governador Helder, que demonstra, por meio de sua política de valorização dos militares, que eles são prioridade no seu governo. A palestra da Ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Teixeira Rocha, com o tema  “Assédio Sexual e Moral nas Forças Armadas”, é outro momento aguardado. A ministra é a primeira mulher a ocupar uma cadeira no tribunal e a única mulher a assumir a presidência do órgão em 2014, acumulando marcos de destaque em sua caminhada profissional.
Durante o Seminário também ocorrerá uma mesa redonda mediada pela Diretora, apresentadora da TV Cultura do Pará e Policial Militar da Reserva Remunerada, Vanessa Vasconcelos, com a participação de personalidades renomadas no tema do evento. Entre eles, estão a Deputada Estadual Professora Nilse Pinheiro, Procuradora Titular da Promulher/Alepa; o Promotor de Justiça Militar do Pará, Dr. Armando Brasil, Major PM RR Máurea Mendes Leite, representante do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA (PPGSP), e o Prof. Dr. Edson Ramos, Conselheiro do Fórum Nacional de Segurança Pública.
Segundo a Deputada Nilse Pinheiro, “o seminário será um momento histórico, visto que neste ano são comemorados os 40 anos do ingresso das mulheres na Polícia Militar do Pará, além de que será realizado na data mais emblemática que marca o mês de luta das mulheres pelos seus direitos, onde nós teremos a possibilidade de debater aspectos gerais e específicos da realidade que envolve a rotina da mulher militar, assim como fomentar políticas públicas favoreçam a qualidade de vida das mulheres militares. Este Seminário ganha uma importância ainda maior diante da participação da Ministra Elizabeth Rocha, tanto pela sua experiência no âmbito do direito militar e do STM quanto nas conquistas que marcam a sua carreira e sua vida enquanto mulher no poder judiciário”, afirmou a parlamentar.
Para a Coronel PM Adriana Nacif que compõe a Coordenação do evento, “o Seminário representa um momento único, esperado pelas Mulheres Militares há 40 anos, onde poderemos tratar de forma democrática, com autoridades e profissionais da área, quais são nossas dificuldades, o que conquistamos e onde precisamos avançar. Acrescentando, que ter o apoio do Governo do Estado e da Promulher/Alepa, também nos traz segurança dos encaminhamentos futuros, com relação à participação e garantia de direitos das Mulheres Militares do estado do Pará”, destaca a Oficial.
Adiado em 2020 em razão da pandemia da covid-19, o Seminário será realizado seguindo rigorosamente todas as medidas de segurança para a saúde dos participantes, e só será permitida a entrada de pessoas com o passaporte das duas doses de imunização.
Ademais, outros órgãos apoiam o 1º Seminário, como: a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Civil do Pará (PCPA), Forças Armadas, Guardas Civis Municipais de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, Ministério Público Militar do Estado, SICOOB Credijustra, CESO/PM (Centro Social da PMPA), além da participação de diversas autoridades.
Já as vagas para participação no Seminário serão realizadas por meio do preenchimento de um formulário (AQUI). Já os militares à disposição de outros órgãos públicos do estado poderão fazer as inscrições mediante indicação dos dirigentes das respectivas instituições.

Serviço: I SEMINÁRIO DE MULHERES MILITARES DO PARÁ – 2022
Tema: “Desafios na Carreira e Atuação da Mulher Militar nas Instituições Públicas”.
Data: 08 de março de 2022
Horário: 8h
Local: Fundação Cultural do Pará – Centur, Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré, Belém.
Todas as vagas estão reservadas a militares, autoridades convidadas e civis da PCPA e GMB.
Informações: seminariomulheresmilitarespa@gmail.com
WhatsApp: (91) 98899-6479 (atendimento de 9h às 16h).

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA.

Texto/Fotos: Comissão do Seminário de Mulheres Militares.