COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL REALIZA SEMANA DE PREVENÇÃO
Publicado: 16 de junho de 2022 - Hora: 12:29

5. COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL REALIZA...
COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL REALIZA SEMANA DE PREVENÇÃO

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, completa seu 140⁰ aniversário, neste sentido a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou no período de 13 a 15 de junho a Semana de Prevenção da CEDEC/TERPAZ, com o objetivo de planejar, integrar, orientar e coordenar a execução das atividades primárias de prevenção que visam atender a comunidade na ocorrência de fatores adversos, bem como, fomentar a cultura prevencionista, nos Territórios da Paz dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
Foram realizadas visitas às residências das famílias localizadas no entorno das usinas da Paz, todas operacionalizadas por técnicos que compõem a CEDEC e Seções de Proteção e Defesa Civil das Unidades Bombeiro Militar. Durante a ação ocorreram esclarecimentos acerca de orientações preventivas de incêndios em residências e acidentes domésticos, bem como, a substituição do conjunto de equipamentos que compõem o sistema de utilização de gás de cozinha doméstico (mangueira e regulador de GLP) – KIT GÁS.
“Um dos objetivos dessas ações é levar à comunidade ao entorno da usina da Paz da Cabanagem orientações sobre a prevenção de acidentes domésticos, bem como, a distribuição e troca da mangueira e regulador do gás de cozinha, verificando a validade previstas para serem substituídos”, informou a Sargento BM Aline Lemos, Técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. No território da Cabanagem, as equipes realizaram as ações na comunidade do sabão, onde foi de extrema importância as orientações de prevenção junto a comunidade, como explicou a senhora Ivanilda Vieira, gerente geral da Usina da Paz da Cabanagem: “Essa integração, Corpo de Bombeiros e Comunidade é muito importante, pois quando falamos de prevenção conseguimos conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes que elas correm ao não instalar o botijão corretamente”.
Já no bairro do Benguí, além de conscientizar, as ações preventivas visam evitar acidentes e perdas, principalmente em comunidades mais carentes, neste caso o kit gás é um grande auxílio a estas famílias, como ressaltou o senhor João Batista de Azevedo, mototaxista, no bairro do Benguí, comunidade da Paz, segundo ele que reside a 18 anos na comunidade, muitas famílias são carentes e não tem condições de adquirir este equipamento de segurança que é indispensável no dia a dia: “Esse apoio é muito importante, pois a maioria dos equipamentos estão fora de validade, ou são muito antigos, justamente por falta de condições de comprar um novo, vendo esta distribuição tenho certeza que irá aliviar a situação de muitas famílias daqui”. Vale ressaltar que nesta semana de prevenção, foram distribuídos 300 kits gás, beneficiando 100 famílias em Belém, 100 em Marituba e 100 em Ananindeua.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA

Texto: 3º Sargento BM Barreto

Fotos: 2º Sargento BM Carlos/Cabo BM Barahuna.