CBMPA RECEBE A VISITA DO JORNALISTA JOSÉ MENEZES, QUE POR ANOS ESTEVE À FRENTE DO PERIÓDICO “SALAMANDRA”
Publicado: 26 de abril de 2022 - Hora: 15:23

5. CBMPA RECEBE A VISITA DO JORNALISTA...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu uma visita muito especial na manhã desta terça-feira (26), a do jornalista José Pantoja de Menezes. Figura histórica para a Corporação, que esteve à frente, por muitos anos do periódico “Salamandra”. Informativo, que em suas páginas, descrevia os grandes feitos e conquistas do CBMPA, tornando-se parte do que hoje é o Corpo de Bombeiros Militar em nosso Estado. Mais do que histórico, o “Salamandra” é um verdadeiro acervo e um resgate para os paraenses.

Entre os objetivos da visita, além de um retorno às memórias, e alinhar o retorno do “Salamandra”, que terá suas antigas edições digitalizadas, permitindo que um novo público tenha acesso a um conteúdo antes desconhecido ou fora de alcance, e coletar informações para a 3ª edição do livro “O Corpo de Bombeiros no Pará”, revisada e atualizada. Vale lembrar que o jornalista José Menezes, além de colaborador da corporação por trinta anos (1994 a 2014), também é autor da referida obra, que conta com duas edições sendo a última publicada em 2007. Na oportunidade  o Coronel BM Hayman Souza, Comandante Geral do CBMPA pontuou a importância do resgate da história da corporação e ressaltou que o livro foi uma importante fonte de pesquisa para elaboração da galeria de ex comandantes do CBMPA, hoje atualizada e exposta na sala de reunião no gabinete do comando. Aproveitando a ilustre presença do jornalista, o mesmo recebeu das mãos do comandante, como forma de agradecimento pelo resgate histórico, a honraria Medalha da Amizade do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, instituída por meio do Decreto n⁰ 892, de julho de 2020, para agraciar personalidades civis e militares, representa o respeito e amizade que a instituição possui pelo agraciado, por ter realizado feitos que tenham contribuído para o engrandecimento do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o jornalista José Menezes foi uma grata satisfação receber este reconhecimento e poder contar com o apoio da atual gestão no resgate da história dos bombeiros. A parceria com o CBMPA deve render novos frutos em breve, e é uma prova de que a valorização histórica sempre traz benefícios.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto/Fotos: 3º Sargento BM Barreto/VC BM Laylton Corpes