CBMPA INTENSIFICA PREVENÇÃO NA ILHA DE MOSQUEIRO
Publicado: 1 de agosto de 2021 - Hora: 14:15

5. CBMPA INTENSIFICA PREVENÇÃO NA ILHA DE...
CBMPA INTENSIFICA PREVENÇÃO NA ILHA DE MOSQUEIRO

Neste sábado (31), o último final de semana do veraneio, o tempo fechado não afastou os banhistas que aproveitaram as praias da “Bucólica” para se despedirem das férias.
Desde o início do mês de julho Mosqueiro tem atraído um grande fluxo de público, que procura a ilha para descansar, seja durante a semana ou no final de semana, este ano embora ainda estejamos em plena pandemia da COVID-19, porém com a flexibilização das medidas preventivas do decreto governamental. Neste sentido o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil intensificou a prevenção balneária nas praias da ilha. O saldo positivo até o momento é reflexo das orientações repassadas desde o início da Operação Verão 2021, como informou o 1º Sargento BM Silveira, Comandante da prevenção na praia do Marahú: “desenvolvemos o trabalho de orientação aos banhistas pois esta praia na maré baixa é rasa porém, na cheia se torna perigosa, por esse motivo reforçamos a prevenção ao público, principalmente crianças; até o momento não registramos nenhum afogamento”.

Com o decorrer da operação foi observado também maior deslocamento de pessoas até a ilha: “comparado com o primeiro final de semana desta segunda quinzena, houve um aumento considerável no público entre 2500 a 3000 pessoal no fim de semana passado”, reforçou o Sargento.
Mosqueiro é considerada o coração da Operação Verão, na Região Metropolitana de Belém, por ser próxima da capital, o que facilita o deslocamento do público. Neste sentido uma equipe da Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social (SEGUP) esteve neste sábado realizando a coleta de informações junto aos frequentadores e moradores de Mosqueiro. A Pesquisa de Avaliação de Segurança Pública – Verão Seguro é uma pesquisa de avaliação da percepção dos serviços de segurança pública desenvolvidos nas praias dos municípios de Belém, Marapanim, Barcarena e Salinópolis. “Já foram preenchidos centenas de formulários para termos esse diagnóstico, para ajudar na melhoria das ações dos órgãos da segurança pública, incluindo o CBMPA”, informou o servidor Wando, do Núcleo de Gestão por Resultados – NGR da SEGUP.
As informações são de caráter reservado e anônimo, garantindo assim a não identificação do participante na entrevista.
O bom entrosamento entre os outros órgãos, foi um ponto positivo para o sucesso da operação até o momento, como reforçou o Major Roan, Comandante do 20° Grupamento Bombeiro Militar (20⁰ GBM/Mosqueiro): “fazendo um balanço desde o início da operação, podemos concluir que as parcerias e o bom entrosamento entre os órgãos da segurança pública e do município foram os grandes responsáveis pelo sucesso dessa operação. Sem contar com todo o apoio do efetivo que se comprometeu com o bom andamento do serviço no decorrer de julho; só tenho a agradecer o empenho e dedicação do efetivo, o reforço vindo de Belém e ao Comando Operacional, que foi muito atuante, reforçando nosso poder operacional, tanto humano quanto de materiais”, finalizou o Comandante.