CBMPA INICIA ATUAÇÃO NA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2022
Publicado: 14 de abril de 2022 - Hora: 18:28

5. CBMPA INICIA ATUAÇÃO NA OPERAÇÃO SEMANA...
CBMPA INICIA ATUAÇÃO NA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), deram início nesta quinta-feira (14) à Operação Semana Santa 2022, que se estenderá até a próxima segunda-feira (18).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as equipes montaram um planejamento que abrange todas as localidades que recebem grande número de pessoas nos municípios do Estado. Ao todo serão 38 localidades que receberão reforço de efetivo com cerca de 1.011 agentes de segurança de órgãos estaduais e municipais atuando de forma integrada na operação, que é coordenada pela secretaria neste final de semana prolongado, com fiscalização nas estradas e balneários do Estado.
A publicação do Decreto n⁰ 2.044 de dezembro de 2021, que institui a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a COVID-19, gerou o aumento do número de pessoas vacinadas, fato este que eleva o deslocamento de pessoas para os balneários, no âmbito do CBMPA, no que diz respeito ao serviço de prevenção e resposta à urgência e emergência, atuarão nesta operação, que terá duas condições de execução: prevenção estrada e prevenção balneária, cerca de 384 Bombeiros Militares.
Prevenção Estrada: iniciada nesta quinta-feira (14) estendendo-se até segunda-feira (18), atuando 24h, com duas guarnições, uma de resgate e outra de salvamento na base da Polícia Rodoviária Federal em Santa Maria, Rodovia BR316 – Km 101 e com uma guarnição de Resgate nas bases de Santa Luzia e Rodovia BR 316 com PA-391(Estrada de Mosqueiro), com total de 34 militares atuando.
Prevenção Balneária: inicia-se na sexta-feira (15) e encerra no próximo domingo (17), com efetivo total de 289 militares, atuando como socorristas, guarda-vidas, mergulhadores e logística de praia, além do apoio de 16 embarcações. Com o feriado muitas pessoas devem deslocar-se para municípios do litoral paraense, como um dos lugares mais procurados do Estado, o município de Salinópolis, será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle, de onde são coordenadas as ações dos órgãos.
Na Região Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara), será desenvolvida a prevenção nos balneários e praias, como em Mosqueiro, Outeiro, além da Ilha de Cotijuba. Já na capital, um destino bastante procurado são as ilhas, sendo a principal a do Combú, com muitos estabelecimentos comerciais, nas áreas que vão contar com equipes do Corpo de Bombeiros para reforçar a segurança.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA

Texto: Sargento BM Barreto