CBMPA FORMA MAIS 38 COMBATENTES DE INCÊNDIOS FLORESTAIS
Publicado: 13 de setembro de 2021 - Hora: 12:45

5. CBMPA FORMA MAIS 38 COMBATENTES DE...
CBMPA FORMA MAIS 38 COMBATENTES DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu, na última quinta-feira (9) a solenidade de formatura de mais 38 novos Combatentes de Incêndios Florestais, que irão se juntar aos demais Bombeiros Militares que já estão em plena atividade na Operação Fênix 2021.
O Curso de Combate a Incêndios Florestais (CCIF), que teve início no dia 09/08 possui uma carga horária de 220 horas/aula.
O curso iniciou com 42 discentes, sendo 37 do CBMPA, quatro do CBM de Rondônia e uma do CBM de Minas Gerais.
Esta edição do CCIF foi realizada em na área de manobra da mineradora Vale, localizada no município de Canaã dos Carajás, onde os alunos foram submetidos a várias situações de aprendizado e técnicas de combate a incêndio florestal e sobrevivência em área de selva, sendo bastante exigidos física e psicologicamente nas disciplinas que compõem o conteúdo do curso.
“É um privilégio para mim fazer parte desta família; viemos aqui em busca de conhecimento e vamos levar esta experiência para o CBMRO que foi nos”, disse a 2º Tenente BM Viviani. Já o Cabo BM Paulo Bortoluti, também do CBMRO, frisou: “quero agradecer a todos os instrutores do CCIF 2021. Oo conhecimento adquirido aqui vou levar para o meu Estado e para todo o Brasil”. “Recebemos o mesmo tratamento dado aos homens no curso ou até mesmo fomos mais exigidas pois, como nós somos minoria, as cinco mulheres que formaram no curso, temos que mostrar todos os dias que somos capazes e profissionais no que fazemos, não precisa ter essa diferenciação entre homens e mulheres e sim, agora seremos tratadas como combatentes florestais” frisou a 3º Sargento Tainá Mafra, do CBMMG. “Foi uma experiência grandiosa e vamos estar compartilhando toda essa experiência com nossos Bombeiros de Rondônia”, relatou a 2º Tenente BM Graziele Azevedo, do CBMRO.
A solenidade de formatura do CCIF/2021 foi presidida pelo Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil e contou ainda com as presenças de Ricardo Ricart, Gerente de Segurança da mineradora Vale, do Tenente-Coronel QOBM Eduardo Celso da Silva Farias, Diretor de Ensino e Instrução do CBMPA, entre outras personalidades.
O final da formatura foi marcado pelo tradicional banho nos formandos e a foto oficial. Logo após os presentes puderam participar de um almoço comemorativo ofertado pela mineradora.