CBMPA E CEDEC RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO DE NOVOS DESENCARCERADORES
Publicado: 25 de agosto de 2023 - Hora: 11:35

5. CBMPA E CEDEC RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE...
CBMPA E CEDEC RECEBEM INSTRUÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO DE NOVOS DESENCARCERADORES

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (24) no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a entrega técnica de 19 novos desencarceradores (17 elétricos e 2 a combustão) adquiridos recentemente pela corporação.

A entrega foi realizada pela empresa Resgatécnica, que aproveitou o momento para realizar instruções sobre as máquinas com o objetivo de padronizar a operação dos equipamentos. Foram repassadas aos militares presentes no local informações técnicas; demonstrações de funcionamento; forma correta de operar e particularidades da máquina, além de cuidados para a conservação delas e como realizar suas manutenção.

O desencarcerador é um equipamento essencial em algumas ocorrências do corpo de bombeiros, sendo utilizado em salvamentos de acidentes de trânsito, quando as vítimas se encontram presas às ferragens dos veículos envolvidos, com sua utilização é possível realizar a remoção das vítimas com segurança e com a rapidez necessária desses momentos.

Esse equipamento possui dupla funcionalidade, sendo capaz de realizar tanto o corte quanto a expansão de estruturas metálicas. Tendo, também, uma redução significativa no volume sonoro que emite, o que pode fazer grande diferença durante o processo de salvamento ao deixar que a comunicação com as vítimas seja mais compreensível.

A segunda parte das instruções foi realizada no campo do quartel, levando o grupo de militares presentes a se dividirem em trios para realizar o treinamento, testando os equipamentos em sucatas de carro.

O major QOBM Aluiz Palheta Rodrigues, subcomandante do 1° Grupamento de Busca e Salvamento (1° GBS) do CBMPA expressou:

“Esses desencarceradores elétricos são as mais novas tecnologias no ramo de salvamento terrestre na parte veícular. Durante a capacitação, nossos militares puderam verificar o peso e pressão das máquinas, assim como outras questões operacionais. ”

O coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, Subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, anunciou:

“Após o sete de setembro iremos realizar um grande estágio de salvamento veicular para otimizar e qualificar ainda mais o grau de preparação de nossa tropa para bem atender a população.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão sempre buscando formas de aprimorar seus serviços, atualizando seus equipamentos e evoluindo o trabalho de seus militares para proteger com excelência a população paraense.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.