CBMPA E CEDEC REALIZAM OPERAÇÃO SUPRESSÃO NO VER-O-PESO
Publicado: 3 de outubro de 2023 - Hora: 15:54

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM OPERAÇÃO SUPRESSÃO...
CBMPA E CEDEC REALIZAM OPERAÇÃO SUPRESSÃO NO VER-O-PESO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram no período de 26 a 29 de setembro, a “Operação Supressão”, com o intuito fiscalizar os estabelecimentos da praça de alimentação no Ver-O-Peso, em Belém, a fim de reduzir os riscos de incêndios associados ao vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como “gás de cozinha”.

Esta ação preventiva e educacional visa combater as negligências, geradas pela desinformação a respeito da instalação correta do botijão de gás e a desatenção para possíveis vazamentos de GLP que, se não percebidos, podem ser fatais.

Dados do Comando Operacional (COP) do CBMPA apontam que no período de 01 de janeiro a 03 de outubro de 2022 foram registrados 23 casos de vazamento de GLP com chamas, já em 2023 no mesmo período foram 28, um aumento de cerca de 18% nos casos. No entanto, as ocorrências de vazamento de GLP sem chamas tiveram uma queda de 10%.

Por isso, a Corporação orienta para os principais cuidados que devem ser tomados:

1. Mantenha o botijão em local arejado e coberto (não confinado) e de preferência do lado de fora da cozinha. Nunca armazene em lugares fechados como, armários, porões, vãos e etc;

2. Confira se o regulador de pressão e a mangueira das instalações possuem a identificação do INMETRO gravadas. Lembre-se que estes equipamentos tem validade, fique atento às datas.

3. Não cubra o botijão com nenhum tipo de capa, seja ela de tecido, plástico ou qualquer outro material;

4. Mantenha o botijão com uma distância mínima de 1,50m de instalações elétricas;

5. Nunca deixe que a mangueira do botijão encoste na parte de trás do fogão, pois a temperatura neste local costuma ser elevada e pode danificar mangueira.

O encerramento da Operação foi marcado pela entrega de aproximadamente 170 Kits Gás GLP (mangueira e registro) aos donos dos estabelecimentos, bem como orientações quanto a utilização e instalação correta do botijão de gás.

O CBMPA e CEDEC reconhecem a importância da informação como mecanismo de prevenção e segurança, bem como a necessidade de ações como essas no combate aos diversos tipos de sinistros.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA.