CBMPA E CEDEC REALIZAM NIVELAMENTO OPERACIONAL EM ABORDAGEM TÉCNICA A TENTATIVAS DE SUICÍDIO
Publicado: 18 de setembro de 2023 - Hora: 18:34

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM NIVELAMENTO OPERACIONAL...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), através do 15° Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Abaetetuba, realizaram, do dia 11 a 15 de setembro, por meio do Comitê Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CONATTS) – órgão consultivo direto do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) – o nivelamento operacional em “Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio”.

Essa capacitação contou com uma carga horária de 50 horas/aula, sendo 20 horas teóricas e 30 horas práticas, com instruções baseadas em cenários de atendimento de ocorrências em altura, situações de explosão ambiental e incêndios, bem como em situações de alta complexidade envolvendo o uso de armas ou qualquer outro dispositivo que apresente ameaça à vida.

O encerramento do curso foi marcado por uma cerimônia que reuniu diversas autoridades militares e civis e os 25 alunos concluintes, sendo 21 deles, bombeiros do CBMPA. Cabe ressaltar que Abaetetuba passa a ser o 3⁰ município do Estado, a contar com esses profissionais especializados no atendimento humanizado frente a situações de tentativa de suicídio.

O Comandante do 15⁰ GBM, o Tenente Coronel Cezar Alberto, enfatizou a importância da integração nas capacitações para facilitar a resposta a estas emergências.

O CBMPA E CEDEC alcançaram a marca de 116 técnicos especializados na abordagem humanizada, aos moldes nacionais e padrões da CONATTS e IBAHTS. A Corporação, como órgão estadual pertencente ao sistema de segurança pública, reenteram a importância de formar uma tropa consciente e cada vez mais humanizada no atendimento às pessoas.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas!

Texto: Ascom do CBMPA