CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA DO CFP 2023 POLO SANTARÉM
Publicado: 28 de novembro de 2023 - Hora: 15:07

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA DO...
CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA DO CFP 2023 POLO SANTARÉM

Na manhã desta segunda-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), por meio do 4º Grupamento Bombeiro Militar – Santarém, promoveram a formatura dos 28 alunos do Curso de Formação de Praças BM 2023 (CFP), turma “Capitão QOBM Hélio da Silva Almeida”, composta por 387 Soldados, sendo 319 formados no Polo de Belém, 40 no Polo de Marabá e 28 no Polo de Santarém.

A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Santarém e contou com a presença do Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel QOBM Helton Charles de Araújo Moraes, representando na ocasião, o Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil.

O curso ocorreu no período de 24 de fevereiro a 13 de novembro de 2023, com carga horária total de 1.460 horas/aula. O evento foi marcado ainda pela homenagem ao aluno destaque do polo, Soldado BM Denner Rocha Quadros e pelas felicitações do Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, paraninfo da turma.

Os novos Soldados do fogo, representam parte do aumento no efetivo da corporação, que chega a 20%, ou seja, um reforço significativo à tropa que precisa estar presente nos quatro cantos do estado do Pará, atendendo às diversas ocorrências e atribuições do dia a dia da Corporação.

O Tenente QOBM Samuel Mota, comandante do pelotão, falou sobre a satisfação de guiar os formandos:

“Assumir a responsabilidade de ser coordenador de um curso de formação de bombeiros militares, em uma instituição centenária, é uma honrada missão e sem dúvidas um desafio e tanto. Pois lapidar homens e mulheres a serem heróis da vida real é completamente diferente de estar na gestão escolar de qualquer ensino, é pensar na realidade sob uma ótica muito maior, com uma lente que amplia nossa visão e nos permite repensar a educação como um todo, fazendo com que esses verdadeiros heróis pensem que não são somente aqueles que salvam vidas, mas aqueles que conseguem salvar vidas arriscando a sua.”

O CBMPA e CEDEC ficam felizes de entregar os mais novos soldados que serão de imensa valia no atendimento das necessidades diárias da população paraense.