CBMPA E CEDEC REALIZAM CURSO DE NIVELAMENTO OPERACIONAL DE SALVAMENTO VEICULAR
Publicado: 28 de setembro de 2023 - Hora: 08:26

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM CURSO DE...
CBMPA E CEDEC REALIZAM CURSO DE NIVELAMENTO OPERACIONAL DE SALVAMENTO VEICULAR

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), através do 1° Grupamento de Busca e Salvamento (1° GBS), realizaram o Curso de Nivelamento Operacional de Salvamento Veicular.

Com início na segunda-feira (18) e término nesta sexta-feira (22), o nivelamento contou com 32 militares de diferentes grupamentos do Corpo de Bombeiros, e teve como objetivo apresentar o poder das novas ferramentas adquiridas pela instituição e ensinar técnicas de uso para ocorrências de acidentes automobilísticos de diversas naturezas e complexidades, para aperfeiçoar o atendimento às vítimas.

O curso dispôs de um cronograma de atividades de cinemática do acidente, técnicas para estabilização e sistema de proteção do veículo, entre outros, com uma carga horária de 40h aulas distribuídas em oito diferentes disciplinas.

Durante o encerramento do nivelamento, os militares realizaram uma simulação para praticar todos os tópicos que aprenderam durante a semana.

O coordenador do curso, major QOBM Aluiz Palheta Rodrigues, expressou durante sua oportunidade de fala:

“Aqui encerramos o curso de nivelamento, que foi bem assimilado as técnicas e táticas de corte do veículo e desencarceramento de vítimas, principalmente a metodologia de salvamento veicular onde a prioridade sempre será a vítima. Espero que os militares aqui presentes levem o conhecimento para os seus GBMs, pois quanto mais ensinarem, mais irão aprender.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil esperam que os militares usem com excelência o ensinamento que receberam, entregando sempre o melhor trabalho à população paraense.

Texto: Ascom do CBMPA.