CBMPA E CEDEC REALIZAM CONCERTO EM HOMENAGEM AOS 167 ANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO BRASIL
Publicado: 27 de junho de 2023 - Hora: 18:16

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM CONCERTO EM...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram na noite da última sexta-feira (24), no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas, o Concerto da Banda Sinfônica do CBMPA em homenagem aos 167 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Brasil.

A Banda Sinfônica da Corporação, considerada desde o ano de 2016, como Patrimônio cultural e imaterial do estado do Pará (conforme regulamentação da lei nº 8.442 de 01 de dezembro de 2016), apresentou os mais diversos clássicos da música internacional, nacional e paraense, sucessos que foram os responsáveis por embalar o público presente durante a noite toda.

O momento também foi marcado pela participação do grupo pertencente à Manifestação de Cultura Popular Arraial do Pavulagem, que encantou a todos com danças, cantos regionais e populares da época de São João.

A Civil Rosa Cardoso que participou do espetáculo e ainda pôde prestigiar o neto tocando com a banda da Corporação, fala da emoção de viver este momento, do orgulho e das expectativas.

“Para mim, ter o meu neto tocando com a Banda Sinfônica do CBMPA me trás um sentimento de felicidade, pois o meu sonho é que ele faça o concurso e consiga entrar na banda como um Bombeiro. Hoje foi um espetáculo e meu neto fez parte disso. Eu estou muito feliz!”

A emoção e satisfação do público foi tanta que a banda precisou adicionar um bloco extra com os tradicionais merengues, depois dos diversos pedidos de “bis”.

O Chefe do Estado-Maior e Subcomandante-Geral do CBMPA, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais fala sobre a sensação de missão cumprida com a entrega de um evento de sucesso.

“A emoção é flagrante e está denotada no semblante de todos com muita felicidade. A nossa Banda de Música é um Patrimônio cultural e imaterial do nosso Estado e é motivo de orgulho, pois eles brindam essa noite maravilhosa com um verdadeiro show. É momento de congraçamento entre Bombeiros Militares, familiares e amigos, tudo isso culminando com a comemoração da nossa secular Instituição Nacional, 167 anos à serviço do povo Brasileiro, em especial do Estado do Pará.”

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendor Estadual de Defesa Civil, coronel Jayme de Aviz Benjó fala sobre a grandiosidade do evento.

“Estamos aqui em mais uma noite de celebração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará. Esta apresentação primorosa da nossa Banda Sinfônica, faz parte de um conjunto de eventos e de ações que antecedem o dois de julho, o dia nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil que fazem este ano 167 anos. Foi uma apresentação magnífica em que os militares e suas famílias foram presenteados com esse concerto.”

O CBMPA e CEDEC agradecem a presença de todos os espectadores que foram prestigiar este evento e reforçam a satisfação em poder homenagear os Corpo de Bombeiros Militares de todo o Brasil através do Concerto da Banda Sinfônica desta Corporação Centenária de Antônio Lemos.

Texto: Ascom do CBMPA