CBMPA E CEDEC REALIZAM A PRIMEIRA FORMATURA DE TROCA DE LUVAS E DIVISAS DE 2024
Publicado: 25 de abril de 2024 - Hora: 13:51

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM A PRIMEIRA...
CBMPA E CEDEC REALIZAM A PRIMEIRA FORMATURA DE TROCA DE LUVAS E DIVISAS DE 2024

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) a Formatura Alusiva à Promoção de Militares do dia 21 de abril de 2024, data que é comemorada em todo Brasil como o dia de Tiradentes.

A Solenidade de Troca de Luvas e Divisas é um momento de comemoração e reconhecimento, conquista pessoal e profissional, que visa atender às necessidades da Instituição, bem como reconhecer a importância do serviço Bombeiro Militar, pelos critérios de merecimento e/ou antiguidade.

Ao todo, foram 472 promoções entre Praças e Oficiais, o que configura-se como a terceira maior promoção da história da corporação em quase 142 anos. Este evento é o símbolo do reconhecimento institucional que foi alcançado por meio de muito esforço e alinhamento entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, que reconhecem a importação de investir em nosso recurso mais precioso: o recurso humano.

O evento contou com a apresentação do pelotão e a descida das luvas do oficial e da praça mais antiga dentre os promovidos, por meio das técnicas de Rapel e Tirolesa. Posteriormente a tão esperada troca de luvas e divisas, realizada pelos paraninfos dos promovidos.

Durante o seu discurso, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, expressou:

“Com a promoção festejada hoje, nesta solenidade, nossa tropa de Praças e Oficiais tem renovado e fortalecido o Espírito de servir e proteger nossos irmãos e irmãs nos 144 municípios através da prestação do serviço Bombeiro Militar e de Proteção e Defesa Civil. Certamente o que uma Promoção proporciona seja difícil de mensurar, pois somente os promovidos e suas amadas famílias sabem o que tudo isso significa, mas basta olharmos nos olhos de cada um e cada uma em forma, compondo a tropa no dispositivo e das famílias aqui presentes que teremos a real noção de quão bem faz a um profissional Bombeiro Militar ter o reconhecimento e poder alcançar a tão sonhada ascensão funcional”

E finalizou com felicitações à tropa dos promovidos:

“Sejam felizes, é o que desejo. E sigamos firmes no mesmo propósito do lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”. O Corpo de Bombeiros está em festa! A sua valorosa tropa de homens e mulheres e suas famílias estão em festa! Salve o Corpo de Bombeiros Militar do Pará! Salve o Estado do Pará! Meu muito obrigado pela presença de todos e que Deus abençoe hoje e sempre!”

O Excelentíssimo Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, falou sobre a alegria e satisfação de poder participar de mais um momento de fortalecimento do CBMPA e direcionou uma mensagem especial aos 472 promovidos:

“Imagino o quanto, as senhoras e os senhores, Oficiais e Praças, no dia de hoje, sentem-se felizes e honrados por terem a oportunidade de avançar na patente que lhes foi conferida. Isto é fruto do trabalho, do esforço, fruto da doação, do compromisso e dos valores que pautam a carreira de cada um de vocês. Cabe ao Governo do Estado reconhecê-los, cabe ao Governo do Pará, valorizar e permitir com que as carreiras sejam efetivamente respeitadas em nosso Estado, a fim de garantir que nossos profissionais possam estar motivados a trabalhar, servir e proteger plenamente a nossa população.”

Por fim, houve o tradicional banho da promoção realizada pela viatura de incêndio em homenagem aos Militares Promovidos, representando a almejada conquista à Corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam os mais novos Promovidos, agradecem pelos excelentes serviços prestados e desejam sucesso na trajetória profissional nesta Corporação Secular de Antônio Lemos.

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, vidas alheias, riquezas salvar.

Texto e Fotos: Ascom do CBMPA.