CBMPA E CEDEC PROMOVEM TREINAMENTO DE USO DE ARMAMENTO EM SERVIÇOS AQUARTELADOS
Publicado: 29 de junho de 2023 - Hora: 15:40

5. CBMPA E CEDEC PROMOVEM TREINAMENTO DE...
CBMPA E CEDEC PROMOVEM TREINAMENTO DE USO DE ARMAMENTO EM SERVIÇOS AQUARTELADOS

A Ajudância Geral, em parceria com o 30° Grupamento Bombeiro Militar (GBM) e com a 2° Seção do Estado-Maior Geral (EMG), promoveram treinamento teórico e prático sobre o uso de armamento em serviço aquartelados. O adestramento sobre o manuseio das pistolas TH40, aconteceu nos dias 06, 20 e 22 de junho no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) e no Instituto de Ensino e Segurança Pública do Pará (IESP). Os instrutores responsáveis foram o 3° Sargento Bombeiro Militar Fonseca e o Cabo Bombeiro Militar Dias, ambos da 2° Seção do EMG.

Ao todo, 50 militares foram instruídos. Dentro dos tópicos teóricos estavam as seguintes abordagens:

– Regras de segurança com arma de fogo;
– Nomenclatura e partes da pistola;
– Funcionalidade e manuseio seguro;
– Munição: Estojo, projétil, espoleta e propelente;
– Desmontagem e montagem de 1° escalão;
– Manutenção;
– Fundamentos Avançados do tiro.

A parte prática foi ministrada no IESP e contou com 5 tópicos de instrução:

1. Tipos de troca de carregadores
2. Noções de combate
3. Saque
4. Recargas
5. Empunhaduras

O Ajudante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Cel QOBM Josafá Teles Varela Filho, manifestou-se sobre a promoção do treinamento:

“O principal objetivo do treinamento foi proporcionar maior segurança aos mlitares do QCG. A Ajudância Geral coloca-se à disposição para a realização de novas instruções conforme solicitações. Ressalto ainda, que o treinamento só foi possível devido a união de esforços entre os setores envolvidos e seus militares, bem como o relevante apoio do Comando da Corporação”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendoria Estadual de Defesa Civil reforçam a importância de treinamentos como este para fomentar a responsabilidade social e institucional da corporação em relação a utilização regular de armamentos.

Texto: Ascom do CBMPA