CBMPA e CEDEC promovem reunião de alinhamento referente ao Decreto de Situação de Emergência por Estiagem
Publicado: 23 de outubro de 2023 - Hora: 14:07

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA e CEDEC promovem reunião de...
CBMPA e CEDEC promovem reunião de alinhamento referente ao Decreto de Situação de Emergência por Estiagem

Nesta quarta-feira,19, ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), uma reunião de alinhamento referente ao cenário atual de estiagens e incêndios florestais no Pará. O intuito principal do encontro foi realizar o levantamento de informações para subsidiar a tomada de decisões para atuação emergencial.

Atualmente, 23 municípios paraenses encontram-se em situação de estiagem ou incêndio florestal. A estiagem é a redução ou ausência de chuvas em determinados períodos. Em decorrência ao clima seco e da seca dos rios, quando, também, os incêndios florestais se tornam mais suscetíveis.

Essa é a situação de inúmeras regiões por todo o Pará. Rios como o Araguaia, Xingu e Tapajós já apresentam baixo índice de água e, para maior controle de desastres, o CBMPA distribuiu equipes especialistas em Combate a Incêndio Florestal por todo o Estado, realizando trabalho conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e outros órgãos governamentais, buscando maneiras de diminuir os impactos sofridos pelas comunidades envolvidas.

A seca dos rios pode ocasionar níveis perigosamente baixos de água e afetar o abastecimento de água potável para a população, agricultura e indústria, atingindo também o saneamento básico dessas regiões e também está relacionado à produção de energia, acarretando em cortes no fornecimento de eletricidade, além de prejudicar a subsistência dos povos ribeirinhos.

A decretação de Situação de Emergência por Estiagem, a partir dos danos e prejuízos informados pelos municípios afetados ocorre de acordo com o Decreto Estadual n° 891, de 2020, que estabelece os critérios e procedimentos para a declaração de Situação de Emergência (SE) ou Estudo de Calamidade Pública (ECP).

Através do decreto, o CBMPA e CEDEC agora contam com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Secretaria de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (SEASTER), órgãos que se empenham na distribuição de kit’s humanitários, na elaboração de planos de ação, instalação de Gabinete de Crise, aumento de bases de combate à incêndio florestal, entre outros.

A equipe técnica foi composta pela SEMAS, SEASTER e pela Equipe Multidisciplinar do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O empenho o CBMPA e CEDEC é incessante para execução de serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da proteção das pessoas.

Skip to content