CBMPA E CEDEC PROMOVEM CURSO SOBRE USO DE AUTO PLATAFORMA MECÂNICA
Publicado: 4 de agosto de 2023 - Hora: 11:55

5. CBMPA E CEDEC PROMOVEM CURSO SOBRE...
CBMPA E CEDEC PROMOVEM CURSO SOBRE USO DE AUTO PLATAFORMA MECÂNICA

Nesta terça-feira (01) ocorreu o curso prático sobre o uso de Auto Plataformas Mecânicas (APM) de combate a incêndios, através do Centro de Suprimentos e Manutenção de Viaturas e Materiais Operacionais (CSMV/MOp) . A iniciativa teve como objetivo capacitar os bombeiros para a operação e condução da APM- 02. Os tópicos abordados foram: manutenção, operação manual, operação em emergência, operação de resgate, operação de combate a incêndios e condução da viatura.

Com mais de 20 anos de operação, o automóvel alcança até 50 metros de altura e é indicado para casos de incêndios em superfícies altas, resgate de vítimas, corte de árvores, entre outros. Depois de passar pelas devidas manutenções, a APM-02 foi apresentada no curso para que suas instruções de uso fossem repassadas aos sub tenentes condutores.

O curso foi ministrado pelo responsável técnico de manutenção, Amoes Soares, que explicou que as orientações práticas e teóricas são direcionadas aos militares que já possuem alguma experiência com a plataforma. “Nós vamos mostrar como tirar a plataforma de situações de risco e, até mesmo, de pane em ocorrências de combate a incêndios e salvamento, como utiliza-la da forma correta e como não proceder. Fizemos algumas fotos de situações que aconteceram aqui no Pará e em outros estados do Brasil, para que, além da operação básica, os condutores entendam sobre o funcionamento de uma maneira mais aprofundada. Isso ajuda na preservação do equipamento”, comenta.

O Capitão Alberto Ferreira, oficial do CSMV/MOp, falou sobre a importância de instruir outros militares acerca do assunto: “Apesar de ter mais de 20 anos na nossa coorporação, esse equipamento ainda é muito atual por conta da tecnologia implantada nele. Essa plataforma pode ser utilizada tanto de baixo, quanto da cesta. Então ela possui várias funções de atendimento. Esse grande equipamento a ser utilizado pelo Corpo de Bombeiros é de grande importância para os nossos militares e para toda a comunidade paraense”.

A voluntária civil Amanda Silva, 20 anos, opera no CSMV/MOp como auxiliar mecânica e participou do curso como ajudante do 2° Sargento Botelho e do Sub Tenente Lauredo. “A APM-02 é de grande importância em casos de resgate de vítimas nas alturas e incêndios em superfícies altas. Ela tem um tanque de armazenamento de água que consegue ser eficiente em casos de combate de incêndios. É essencial que os condutores estejam devidamente instruídos, pois são eles que ficam à frente das ocorrências”, explica.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil buscam sempre aprimorar os recursos tecnológicos da corporação e trabalham para atender a população paraense com máxima eficiência.

Texto: Ascom CBMPA.