CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS
Publicado: 1 de dezembro de 2023 - Hora: 16:28

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO LANÇAMENTO...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO FESTAS SEGURAS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) participaram na manhã desta sexta-feira (01), no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Mangueirão), do lançamento da operação “Festas Seguras 2023”, promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP).

O evento que reuniu os órgãos pertencentes às forças do Sistema de Segurança Pública Federal, Estadual e municipal, foi responsável por marcar o início das ações que se estenderão até o dia 8 de janeiro 2024, com o objetivo de intensificar e garantir a segurança da população durante a época das festas de fim de ano, em que o fluxo de viagens nas estradas e passeios nas praias e balneários aumentam significativamente.

Neste período, as guarnições da Corporação são sistematicamente deslocadas aos pontos mais movimentados a fim de assegurar que a população aproveite os festejos com tranquilidade, o que pode refletir na diminuição de ocorrências graves.

O Comandante Operacional, Coronel QOBM Marcelo Moraes Nogueira, destaca:

“Nessa iniciativa, o Sistema de Segurança Pública quer mostrar à sociedade que está empenhado em proporcionar segurança neste momento de descontração da população paraense. O CBMPA em particular, está com 639 militares empregados nessa operação, destes quase 300 guarda-vidas, mais de 50 socorristas, 40 viaturas e aproximadamente 20 embarcações que serão deslocadas para os principais balneários do Estado.”

O Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó falou sobre a relevância da operação:

“O papel do Corpo de Bombeiros Militar dentro da operação e do Sistema de Segurança Pública, está fundamentalmente na previsão constitucional dos seus serviços, especialmente, na proteção balneária por guarda-vidas e segurança nas estradas através do nosso Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de atendimento ao trauma, com mais de 50 socorristas e viaturas de resgate especializadas em pontos estratégicos, já mapeados pela Corporação, além de ser um trabalho integrado. Isso exemplifica exatamente a razão pela qual ocorre o sucesso da política de segurança pública e defesa social.”

O CBMPA e CEDEC atuam prontamente, através de seus profissionais, para garantir a integridade e o suporte necessário aos cidadãos, prestando todo o suporte necessário.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.