CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO 44° ANIVERSÁRIO DA ACADEPOL
Publicado: 31 de agosto de 2023 - Hora: 14:21

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO 44°...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO 44° ANIVERSÁRIO DA ACADEPOL

Ocorreu nesta segunda-feira (28), no auditório da Delegacia Geral da Força Civil, a solenidade em comemoração dos 44 anos da Academia de Polícia do Pará (Acadepol), que teve seu início no Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) e hoje compõe uma das Unidades Acadêmicas do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP), juntamente com a Academia de Polícia Militar (APM) e a Academia de Bombeiro Militar (ABM).

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Secretário de Segurança Pública (Segup), Ualame Fialho Machado que palestrou a respeito do papel que a Segup irá exercer na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que está prevista para acontecer em Belém, no ano de 2025.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) foram representados pela Coronel QOBM Alessandra Vasconcelos Pinheiro, que falou sobre a importância da participação do CBMPA no evento:

“Os centros de ensino são a porta de entrada nas instituições de segurança pública, nós participamos desses eventos porque somos um sistema integrado e quando nos fazemos presentes nessas celebrações estamos potencializando essa união”

No dia seguinte (29), também em alusão ao aniversário da Acadepol, o torneio de tiro virtual feminino na Unidade Móvel – Simulador de Tiro no Complexo da Delegacia Geral (DG/PCPA). Na ocasião, esteve presente a vice presidente do Movimento Democrático Brasileiro do Pará (MDB), representando a Deputada Federal Elcione Barbalho. O CBMPA foi representado pela Soldado QBM Luciana Lira Fernandas e Soldado QBM Stephanie Maria Barros Renteiro.

A tecnológica Unidade Móvel de Simulador de Tiro é utilizada na capacitação na disciplina de tiro policial, o evento foi direcionado às militares mulheres da corporação. O delegado da Acadepol, Valdir Ferreira de Cardoso, falou sobre a ocasião:

“A celebração corresponde aos 44 anos de fundação da Acadepol, fundada em 1979, a mais antiga do norte do Brasil das academias de polícia. O simulador de tiro foi uma aquisição do Governo do Estado, ela integra o sistema do IESP. Todos podem usar. Está agora sob administração da Polícia Militar, e foi gentilmente cedida pelo nosso Comandante Geral. O evento prestigiou a parte feminina da corporação que merece todo o nosso respeito”.

As Academias que constituem o IESP são responsáveis pela formação, capacitação, especialização dos futuros combatentes e promovem cursos de aperfeiçoamento e atualizações técnicas em diversas áreas para formação de Oficiais.

O CBMPA E CEDEC parabenizam a Acadepol pelos seus mais de 40 anos de história atuando na qualificação de seus profissionais, a fim de contribuir com a segurança pública nas suas diversas atribuições.