CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE EVENTO EM ALUSÃO À SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO 2023
Publicado: 10 de agosto de 2023 - Hora: 20:20

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE EVENTO...

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), no Auditório do Centro Universitário FIBRA, a programação de abertura alusiva à Semana Mundial de Amamentação, desenvolvida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês) que trás de maneira central a temática, “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. A Cerimônia tem a missão de conscientizar e sensibilizar o Estado, as Instituições competentes, os formuladores de Políticas, os pais e mães, bem como a sociedade em geral, sobre a importância do aleitamento materno à saúde da mulher e da criança.

O evento promovido pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA), através do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Bancos de Leite Humano (CEAM-BLH), busca reunir a comunidade civil e os agentes que trabalham em prol do aleitamento, como é o caso do Projeto Bombeiros da Vida (PBV), implantado no ano de 2002 por meio de uma parceria entre a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCM) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

A grande motivação é diminuir a mortalidade infantil no Brasil, através da oferta do leite materno. O PBV, que faz parte das atribuições sociais de Políticas Públicas da Corporação Bombeiro Militar, abraça essa causa como Instituição parceira, a fim de contribuir com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo (AME) até o sexto mês de vida e a doação do leite humano ordenhado, por meio de atividades já desenvolvidas pelo projeto como:

1. A sensibilização de gestantes e puérperas quanto a importância da amamentação;

2. A doação do excedente de leite produzido;

3. O cadastramento de doadoras;

4. A divulgação do projeto mediante palestras educativas de aleitamento materno;

5. A visita domiciliar, principalmente de bombeiras militares, que entram nas casas das mães para fazer a coleta externa mais humanizada.

A Nutricionista responsável técnica do Banco de Leite da Santa Casa, Vanda Marvão destaca.

“Esse evento de hoje tem o objetivo de sensibilizar todas as pessoas à questão do aleitamento materno que esse ano trás como tema apoiar a amamentação e fazer a diferença para mães e pais que trabalham. É exatamente chamar a atenção dos empregadores, formadores de políticas, comunidade e sociedade em geral, sobre a importância do apoio à amamentação, principalmente no ambiente de trabalho.”

A abordagem deste ano tem como foco as ações e estratégias que possibilitem o importante apoio às mães que precisam amamentar, principalmente nos locais de trabalho, além de conscientizar os pais e companheiros de suas responsabilidades no processo do aleitamento.

A amamentação é um direito da mãe e do bebê, destaca a Coordenadora Estadual da Saúde da Criança, Cristina Guzzo.

“O aleitamento materno é direito da criança, direito da criança de ser amamentada e direito da mulher em amamentar. E que todas as políticas precisam ser voltadas para proteger tanto a criança quanto essa mãe que amamenta, essa mulher que amamenta.”

Além disso, Cristina ressalta a importância de Projetos como o Bombeiros da Vida para o abastecimento do banco de leite.

“Essa ordênia, a extração do leite pode ser direcionada aos bancos de leite humano e aí a gente ressalta o papel importante do Projeto Bombeiros da Vida que trabalha na Fundação Santa Casa e em outros locais do estado que tem banco de leite para fazer essa coleta, essa recolhida nas casas das mulheres doadoras e fazer com que esse leite seja direcionado às unidades neonatais, onde a gente tem uma quantidade muito grande de crianças prematuras que precisam desse leite.”

A Coordenadora Geral do Projeto Bombeiros da vida, Major QOBM Patrícia Do Socorro Fonseca Dos Santos, fala com satisfação.

“A semana de incentivo ao aleitamento materno é importantíssima para abrir discursão a respeito dos benefícios do leite materno, além de chamar a atenção da população para a importância da amamentação. E essa divulgação aumenta o número de cadastro de doadoras de leite humano, que são captadas e atendidas em sua grande maioria pelo Projeto Bombeiros da Vida. O Projeto tem papel fundamental no abastecimento do Banco de Leite da Santa Casa e consequentemente na nutrição dos recém nascidos da UTI daquela Instituição. Eles são a Corporação salvando vidas desde o nascimento.”

O CBMPA e CEDEC, expressam a satisfação em participar ativamente de ações que contribuam para o fortalecimento da existência humana, reiteram a admiração por iniciativas que beneficiam o bem-estar das pessoas e reafirmam o compromisso da Corporação em salvaguardar vidas, seja através das atividades diárias de segurança, seja por meio de iniciativas de políticas públicas.

Texto: Ascom do CBMPA.