CBMPA E CEDEC INAUGURAM SALA DE MONITORAMENTO
Publicado: 4 de março de 2024 - Hora: 15:53

5. CBMPA E CEDEC INAUGURAM SALA DE...
CBMPA E CEDEC INAUGURAM SALA DE MONITORAMENTO

Na tarde da última quinta-feira (29), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil por meio do Coordenador Adjunto, Coronel QOBM Marcelo Nogueira, apresentou ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, a Sala de Informações de Monitoramento de Desastres Bombeiro Militar (SIMD-BM), criada com o intuito de auxiliar a CEDEC no acompanhamento dos municípios do estado, possibilitando a diminuição do tempo resposta em casos de desastres naturais.

A reunião que contou com a presença do Coordenador de Operações do CBMPA, Coronel QOBM Eduardo Celso, foi dissertada pelos militares 2º Tenente QOBM Leonardo Santos, Major QOBM Marcelo Pinheiro e Coronel Nogueira que expressou:

“Hoje estamos iniciando nosso sistema de monitoramento da Defesa Civil do estado, acessando os principais sistemas das instituições que fazem esse serviço no Brasil, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e muitos outros Órgãos que através de parceria nos fornecem informações que viabilizam identificar pontos sensíveis e de risco.”

Na ocasião, uma minuta que sugere a atualização de duas legislações envolvendo desastres naturais também foi apresentada ao Comandante, as melhorias serão publicadas se forem aprovadas, como explica o Major Marcelo:

Já o Tenente Leonardo falou sobre o funcionamento da SIMD-BM:

“Ela terá a função de consultar as principais plataformas de monitoramento de desastres do Brasil e a partir disso compilar informações para gerar alertas, boletins informativos e tudo que for necessário para prever desastres com antecedência e alertar não só as unidades operacionais que estão nos municípios afetados, como também as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil”

O CBMPA E CEDEC, através desta implantação, reforçam mais um vez o seu compromisso com a população paraense e garantem buscar sempre novas tecnologias que fortaleçam a corporação para prestar um atendimento rápido e eficaz por todo o Pará.