CBMPA E CEDEC INAUGURAM O PRIMEIRO CANIL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ
Publicado: 18 de setembro de 2023 - Hora: 13:58

5. CBMPA E CEDEC INAUGURAM O PRIMEIRO...
CBMPA E CEDEC INAUGURAM O PRIMEIRO CANIL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (15) a inauguração oficial do canil do quartel do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

Sgt Inêz e cão Raya, Sgt Fagner e cão Logan, Sd Savio e cão Sirius e Sd J. Vaz e cão Luther são os quatro binômios que compõem a equipe do canil do CBMPA, auxiliando nas atividades de busca, resgate e salvamento da corporação. Com uma rotina especial e bem definida de treinamentos para que possam realizar suas funções com excelência, eles agora terão um espaço exclusivo para o aprimoramento em suas atividades e cuidados.

O evento teve início no auditório do CBMPA com a apresentação dos cachorros e seus tutores, seguida de uma breve palestra sobre importância deles e de seus trabalhos em operações especiais em estruturas colapsadas, buscas de vítimas perdidas na mata e localização de corpos em escombros.

A palestra ministrada pela 3° Sargento Inêz Holanda, esclareceu como são realizadas as atividades com os cães e outras peculiaridade, assim como a importância do apoio aos binômios.

Após isso, foi executado uma demonstração de busca com a cadela Raya, o primeiro cão de busca e resgate do CBMPA, e a abertura oficial do canil.

O coronel Helton Charles Araújo Morais, comandante do Estado Maior Geral (EMG) e Subcomandante-Geral do CBMPA, reforçou a importância do canil e da atividade com os cães bombeiros:

“Espero que os militares presentes aqui passem a conhecer, entender, respeitar e apoiar o serviço de nosso canil. Fico muito satisfeito com a dedicação e quero parabenizar a Sargento Inêz e toda a sua equipe, esses nobres e valorosos bombeiros, e nossos cães.”

A atividade canina irá potencializar o atendimento em ocorrências de busca, resgate e salvamento da corporação, visto que os cães conseguem realizar o trabalho de forma rápida, auxiliando no encontro das vítimas por conta de seus sentidos apurados.

O CBMPA e CEDEC se orgulham desta conquista e continuarão buscando formas de aperfeiçoar o atendimento à população paraense, visando solucionar com excelência as mais diversas ocorrências atendidas pela corporação.

Texto: Ascom do CBMPA.