CBMPA E CEDEC CELEBRAM A PROMOÇÃO DE MAIS DE 430 MILITARES
Publicado: 28 de setembro de 2023 - Hora: 10:00

5. CBMPA E CEDEC CELEBRAM A PROMOÇÃO...
CBMPA E CEDEC CELEBRAM A PROMOÇÃO DE MAIS DE 430 MILITARES

A manhã desta terça-feira, 26, foi marcada por muita emoção na Solenidade de Troca de Luvas e Divisas que ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG/CBMPA). A celebração marcou a promoção de 432 Praças e Oficiais, militares que avançaram mais uma etapa em sua carreira profissional dentro do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). A solenidade é um ato administrativo que confirma a conquista pessoal e profissional dos promovidos, ela é embasada a partir de critérios como merecimento, antiguidade e reconhecimento da função Bombeiro Militar.

A promoção dispõe-se através da Lei 9.881 de março de 2023, que estabelece a fixação do efetivo do CBMPA e traduz o equilíbrio entre os poderes executivo, judiciário e legislativo. Com a participação do Governador Helder Barbalho e outros inúmeros representantes de órgãos governamentais, a cerimônia iniciou com a entrada e apresentação do pelotão e então, ocorreu a “Troca de Luvas e Divisas”, realizada com muita emoção pelos familiares dos promovidos. Por fim, houve o tradicional banho de mangueira em homenagem aos promovidos, ato que representa um novo recomeço através desta conquista.

Em seu discurso, o comandante geral do CBMPA e coordenador estadual de defesa civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, prestou sua homenagem aos recém promovidos:

“Nossa tropa, soldados do fogo, celebram hoje suas promoções e ascendem funcionalmente em seus postos e graduações. O sentimento é de vitória, conquista e reconhecimento. Hoje com 17 Oficiais e 415 Praças somados aos formandos de abril, totalizamos 928 Bombeiros Militares promovidos em 2023, esta vitória traz muita alegria para a corporação e representa quase 50% do efetivo total do CBMPA, marco histórico desta corporação centenária’’.

O Governador do Estado Helder Barbalho em seu discurso, também expressou suas considerações acerca da promoção:
“Neste momento festejo os mais de 400 Praças e Oficiais, que após uma dura caminhada e muito trabalho recebem uma nova missão e escalam uma nova etapa em sua atividade funcional fruto do que semearam e plantaram, e neste momento celebram a etapa da colheita. Cada uma das senhoras e senhores escolheram para sua vida defender o estado do Pará pela instituição Corpo de Bombeiros Militar no ato de serviço. Escolher essa profissão não é simples, ela perpassa acima de tudo, o conceito de vida e valores inegociáveis. Particularmente, festejo a promoção de mais de 900 militares que servirão para somar na segurança da população paraense’’.
A promoção efetiva o reconhecimento profissional e individual alcançado com muita determinação, esforço e coragem. Esta conquista é um marco na história dos envolvidos e retrata o surgimento de novas oportunidades e responsabilidades em prol da segurança e do bem-estar da população paraense.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam os promovidos pela sua bravura até aqui e desejam sorte e sucesso nessa nova etapa de suas carreiras dentro desta corporação centenária de Antônio Lemos.

Texto e Fotos: Ascom do CBMPA.