CBMPA DA INÍCIO AO CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL E VISITA OBRAS DA USIPAZ, EM PARAUAPEBAS
Publicado: 10 de agosto de 2021 - Hora: 15:11

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA DA INÍCIO AO CURSO DE...
CBMPA DA INÍCIO AO CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL E VISITA OBRAS DA USIPAZ, EM PARAUAPEBAS

Na manhã da última segunda-feira (09), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou solenidade alusiva à Aula Inaugural do Curso de Combate a Incêndio Florestal – CCIF/2021, no município de Parauapebas, região sudeste do estado, sede do 23º Grupamento Bombeiro Militar (23⁰ GBM) e um dos municípios que servirá de base para a “Operação Fênix 2021”. O CCIF terá duração de 30 dias e é constituído de um corpo discente com 39 alunos, dos quais 5 são de outros estados do Brasil. A solenidade foi presidida pelo Coronel BM Hayman Souza, Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, que ministrou a primeira instrução em sua palestra inicial do curso.

De acordo com o Comandante, que é especialista em combate a incêndio florestal, “a qualificação dos militares é de extrema relevância para o nosso estado, principalmente neste período de estiagem que estamos iniciando; ter militares qualificados nesta área para bem servir à sociedade”. Ao final do evento o Comandante Geral foi homenageado com uma placa alusiva ao nome da turma Coronel BM Hayman CCIF 2021.

Estiveram presentes ao cerimonial o Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Coronel BM Reginaldo Pinheiro; o Comandante Operacional, Coronel BM Marcos Macêdo, entre outras autoridades.
Ainda no município, a comitiva visitou as obras da Usina da Paz – UsiPaz – de Parauapebas, que está na segunda fase de construção.
As Usinas da Paz consistem em grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10.000m², com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura. As UsiPaz serão dotadas de complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras e eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaço para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além de democratizarem o acesso ao esporte, lazer e à produção cultural, essas atividades concretizarão a convivência comunitária e propiciarão a prestação de serviços pelas secretarias estaduais e órgãos governamentais envolvidos no TerPaz.

ASCOM CBMPA

Skip to content