CBMPA ATUARÁ NA “OPERAÇÃO GUARDIÕES DO BIOMA” EM 2022
Publicado: 1 de abril de 2022 - Hora: 11:47

5. CBMPA ATUARÁ NA “OPERAÇÃO GUARDIÕES DO...
CBMPA ATUARÁ NA “OPERAÇÃO GUARDIÕES DO BIOMA” EM 2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deverá compor a próxima fase da “Operação Guardiões do Bioma”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). De acordo com informações veiculadas no portal O Liberal, o Pará recebeu quatro das seis bases do Governo Federal, onde deverão atuar forças federais, estaduais e órgãos de fiscalização ambiental. Um investimento de R$ 170 milhões em prol do combate ao desmatamento e queimadas ilegais, protegendo assim o ecossistema amazônico.

Em conformidade ao alinhamento realizado no último mês, o CBMPA deverá dar continuidade aos excelentes resultados alcançados na redução dos focos de calor. As seis bases no Pará estarão nos municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Novo Progresso e Itaituba, onde as equipes estarão de prontidão para o combate à devastação ambiental, atuando de forma conjunta com demais forças da segurança.

No ano de 2021, a primeira fase da “Guardiões do Bioma” focou na proteção dos ecossistemas amazônico, cerrado e pantanal. 6 mil profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar, Federal e Civil, além do Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estiveram envolvidos na atuação. Em 2022, foi sinalizado também um investimento de mais de R$ 1 milhão e seiscentos mil destinados ao Pará, com kits de materiais de combate a incêndio. A próxima fase deverá dar início às suas atividades em breve.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto: VC BM Laylton Corpes, com informações de O Liberal