CÃO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO DO CBMPA EM SUA PRIMEIRA MISSÃO
Publicado: 17 de outubro de 2023 - Hora: 12:05

5. CÃO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO...
CÃO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO DO CBMPA EM SUA PRIMEIRA MISSÃO

Na manhã deste último domingo (15), a cão Raya, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), treinada há 10 meses pela 3° Sargento BM Inêz, realizou primeira missão real na especialidade “odor específico humano”.

A participação de Raya na ocorrência foi experimental e bem sucedida, em ação conjunta com o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará (PMPA) que foi acionado para uma ocorrência de homicídio em que a vítima estava desaparecida.

A cão recebeu o odor específico da vítima e demonstrou interesse na atividade em seguir a trilha do cheiro, assim acharam o corpo da vítima.

A previsão para a aprovação do Binômio (homem/cão) nas missões de busca, resgate e salvamento são de 18 a 24 meses. A 3° Sargento BM Inêz fala que Raya teve o mesmo comportamento dos treinos e surpreendeu com o trabalho realizado. E completa:

“Percebi o quanto ela está evoluindo e amadurecendo, assim como eu. Pude observar o comportamento dela em um contexto real e entender que muito além de ensinar, eu estou aprendendo com a Raya.”

O CBMPA e CEDEC trabalham todos os dias para garantir a segurança da sociedade paraense e reconhecem que os treinamentos são essenciais no dia a dia da Corporação nas mais diversas operações espalhadas por todo o Pará.

Texto: Ascom CBMPA.