BOMBEIRO MILITAR ATUA EM INCÊNDIO DURANTE SUA FOLGA
Publicado: 9 de março de 2023 - Hora: 14:43

5. BOMBEIRO MILITAR ATUA EM INCÊNDIO DURANTE...
BOMBEIRO MILITAR ATUA EM INCÊNDIO DURANTE SUA FOLGA

Na noite de quarta-feira (01) um incêndio atingiu uma casa localizada no conjunto Júlia Seffer, bairro Águas Lindas, em Ananindeua. Cerca de 20 militares do Corpo de Bombeiros de Ananindeua e Marituba atuaram na ocorrência extinguindo as chamas. Ninguém ficou ferido.

Por volta de 20h daquela noite, o cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Relry Monteiro Borges, mergulhador do 1° Grupamento Marítimo Fluvial (1° GMAF), recebeu uma ligação de seu cunhado informando que a casa de seu vizinho estava pegando fogo.

“Minha esposa pediu para que eu não fosse, que o incêndio já estava avançado e eu não deveria correr esse risco, que eu não iria conseguir ajudar, mas então eu falei que não conseguiria estar ali sem fazer nada.”

O cabo, que mora a três quadras de distância da rua onde estava ocorrendo o incêndio, prontamente pegou sua farda, um extintor de incêndio de uma loja e foi em direção ao sinistro.

Ao chegar no local, viu que as chamas já haviam alcançado o telhado da residência:

“Estava difícil a entrada pois o fogo já estava avançando pelo corredor, então eu peguei o extintor e comecei a combater as chamas para amenizar o calor. Debelei as chamas que estavam no forro, e assim consegui avançar na casa.”

Segundo o cabo Relry, a casa encontrava-se vazia, o dono estava na igreja e os seus dois filhos que estavam presentes no local quando o incêndio começou, fugiram assim que perceberam as chamas, pedindo ajuda aos vizinhos e ficando abrigadas na residência do cunhado do cabo. Sem vítimas para prestar apoio, eles seguiram para a cozinha, rapidamente retirando o botijão de gás para não ter perigo de explosão.

Após isso, perceberam que havia um automóvel perto das janelas dos quartos onde as chamas estavam concentradas, o cabo então atuou com o extintor mais uma vez, usando-o na janela do quarto por onde saiam labaredas do fogo, para que não chegassem no carro, podendo assim o empurrar para fora da residência.

Os quartos tiveram perda total, assim como uma parte do telhado, mas o incêndio não chegou a avançar aos demais comodos da casa.

“Foi por pouco, se não tivesse tido essa oportunidade de ter debelado as chamas que vinham no corredor, teria avançado muito rapido, pelas cortinas e sofá que ficavam na sala”

O cabo estava de folga no dia do acontecimento e conta um pouco como foi atuar no incêndio:

“Foi uma responsabilidade muito grande ter que decidir atuar. Fiquei entre a ideia de que uma familia estava precisando e ter que confrontar a minha própria familia. Meu pensamento era poder ajudar, porém minha esposa não queria que eu corresse o risco por termos uma filha de um ano, então ela ficou aflita com o perigo da situação.”

Ele acrescenta ainda:

“Cheguei a pensar duas vezes, mas não tinha como não correr esse risco. Eu tive a convicção que era o meu dever, o que era pra eu ter feito, e não me arrependo. Graças a Deus voltei ileso, assim como foram diminuidas as perdas da familia, que foram muito grandes, mas o maior mal que poderia ter acontecido foi evitado.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam o Cabo Relry por seu ato de imensa coragem.

Texto: ASCOM do CBMPA