ANIMAIS AQUÁTICOS: CBMPA E CEDEC DÃO DICAS DE PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS
Publicado: 20 de julho de 2023 - Hora: 12:18

5. ANIMAIS AQUÁTICOS: CBMPA E CEDEC DÃO...
ANIMAIS AQUÁTICOS: CBMPA E CEDEC DÃO DICAS DE PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS

Sol, pé na areia, mar…são um compilado que quase sempre trazem boas lembranças. No entanto, em alguns casos, as praias podem reservar episódios de acidentes, como aqueles que acontecem com animais aquáticos. Você sabia?

Em muitos casos, aqueles que gostam de caminhar pela areia, mergulhar ou se aventurar em locais rochosos, podem deparar-se com esses animais que ali habitam. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) orientam para os principais cuidados que devem ser tomados em caso de contato com animais como, arraias, bagres, caravelas, águas-vivas, entre outros.

Dados do Sistema de Cadastro de Ocorrências (Siscob) da Corporação, apontam os resultados do início da “Operação Verão 2023” do dia 01 de julho até o dia 12, mostram que a maior parte dos acidentes com animais aquáticos acontecem em Salinópolis com 94 casos, sucedidos de Xinguara com 25 e Marapanim com 18.

A recomendação inicial das equipes de profissionais do CBMPA é que as pessoas que estiverem curtindo as férias nos balneários, evitem ao máximo o contato com esses animais, pois todos eles tentarão se defender, caso se sintam ameaçados. Além disso, outras precauções podem ser tomadas pelos veranistas, como:

• Evite andar descalço, especialmente na linha da maré, para não correr o risco de encostar nos animais aquáticos, ainda que estes estejam mortos na areia, pois o veneno ainda pode ser liberado.

• Tenha cuidado ao andar em cima de locais rochosos ou pedras soltas. Dê preferência por andar sempre calçado.

• Não nade em locais restringidos pelo Corpo de Bombeiros. Ao chegar na praia procure informar-se quais os pontos liberados para o banho seguro.

• Não coloque as mãos em tocas ou qualquer tipo de abertura desconhecida.

Os riscos mais comuns de acidentes com animais aquáticos são: queimaduras, irritação na pele, mordidas, arranhões, ferroadas, cortes, inchaço e coceira.

Caso algum destes imprevistos aconteçam com você é aconselhável, sempre que possível, procurar ajuda médica ou um posto de Guarda-Vidas para o tratamento adequado.

Para alívio imediato da dor, recomenda-se lavar a lesão com água do mar ou vinagre. Nunca urinar na ferida e não lavar com água doce, pois o PH da água potencializa o efeito do veneno. Se houver espinhos ou ferrões dentro da pele, utilize pinça ou luvas para realizar a remoção.

O CBMPA e CEDEC reiteram que a segurança está em primeiro lugar e deve ser exercida por todo cidadão em benefício da vida. A Corporação preza pela sua segurança e se empenha diariamente, para que todos tenham apenas ótimas lembranças de suas férias.

Texto: Ascom do CBMPA