ALUNOS CFP E CHO INICIAM ESTÁGIO OPERACIONAL SUPERVISIONADO
Publicado: 4 de agosto de 2023 - Hora: 15:37

5. ALUNOS CFP E CHO INICIAM ESTÁGIO...
ALUNOS CFP E CHO INICIAM ESTÁGIO OPERACIONAL SUPERVISIONADO

Os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) e do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), iniciaram o Estágio Operacional Supervisionado, que tem como finalidade aliar a teoria bombeiro militar à prática, através de atividades operacionais como, combate à incêndio, salvamento, resgate, atendimento pré-hospialar e serviço de Guarda-Vida.

Os alunos que já concluíram a fase de adaptação à vida de bombeiro militar, agora passam a compor as guarnições de serviço para aplicar o que aprenderam na Academia nas mais diversas ocorrências em todo o estado.

O aluno do Curso de Formação de Praça (CFP), Vinicios Silva, conta como foi fazer parte da guarnição de serviço pela primeira vez:

“Está sendo muito gratificante tirar serviço. Tivemos uma grande quantidade de aulas teóricas e, com a prática, estamos conseguindo aplicar e solidificar na nossa mente. Além de poder aprender com os já formados, que nos receberam muito bem e somaram bastante com nosso conhecimento. É transformador conseguir vivenciar os aprendizados como bombeiro militar. Quando chegamos estávamos vivendo uma vida e agora vivemos outra completamente diferente. É uma experiência incrível!”

Raissa Carvalho, integrante do CFP, expressa:

“Tirar serviço hoje me dá uma sensação de nervosismo, mas eu confio nas instruções que recebemos de excelentes profissionais. Espero que tenhamos um dia abençoado e que possamos levar para sociedade tudo aquilo que aprendemos até agora.”

Este período de extrema relevância, marca uma das etapas em que o aluno adquiri em sua bagagem profissional as experiências necessárias para garantir a excelência nas inúmeras missões que estão por vir.

O Coordenador do Curso de Formação de Praças 2023 (CFP/23), Segundo Tenente QOBM Alencar, destaca:

“A importância do aluno CFP estar sendo empregado na Operação Veraneio no estágio supervisionado, é que nessa fase do curso, eles aplicam tudo aquilo que aprenderam até então, como atendimento pré-hospialar, combate à incêndio florestal e salvamento aquático. Então eles trazem pro dia a dia todos os conhecimentos adquiridos, desse modo, eles conseguem não só conhecer a realidade da Instituição, do nosso serviço operacional, ter um contato mais próximo com os militares, como também agregar aquela experiência daqueles que estão tirando serviço com eles, ou seja, é possível enxergar tudo aquilo que é aprendido dentro da sala de aula, para que quando eles cheguem no Quartel, já formados, eles consigam ter experiência para serem empregados nos serviços diários”

Nesta fase de estágio, os alunos, tanto do CHO quanto do CFP, trabalham juntos, ainda que estejam em fases diferentes de formação. Tudo isso em favor da segurança da população paraense. A consequência é mais positiva possível, pois através das operações é possível adquirir maturidade profissional.

O aluno CHO Elias narra os acontecimentos e expectativas de cada fase de estudos:

“Depois de passarmos pela primeira quinzena de estudos, chegou o momento começarmos o estágio supervisionado. Eu fui um dos indicados para o serviço de Guarda-Vidas, e posso dizer que aqui estamos vivendo na prática o que aprendemos na teoria, a parte de gestão. Aqui nós estamos tendo noção, informação e experiência de como gerir em várias situações no serviço de Guarda-Vidas. Está sendo muito válida essa etapa de estágio supervisionado.”

A Diretora de Ensino e Instrução do CBMPA, Coronel QOBM Alessandra de Fátima Vasconcelos Pinheiro, explica:

“A participação dos alunos do Sistema de Ensino do CBMPA nos serviços ordinários e prevenção balneária nas praias de mosqueiro e outeiro, é uma decisão conjunta entre Comando operacional, Diretoria de Ensino e Unidades Acadêmicas e tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a possibilidade de colocar em prática os ensinamentos vistos em sala de aula. Na formação bombeiro militar é imprescindível que o aluno pratique o que foi passado em sala , potencializando dessa forma a aquisição das habilidades necessárias para o exercício da profissão, e os serviços de CMT de SOS, componentes de guarnições e prevenção são um grande laboratório para intensificar essa aprendizagem.”

O CBMPA e CEDEC desejam sucesso aos alunos do CFP/CHO e reiteram o compromisso da Corporação em repassar todas as lições, sejam elas teóricas ou operacionais, com afinco e determinação, para garantir uma formação de eficiência em benefício da população por todo o Pará.

Texto: Ascom do CBMPA