AGOSTO DOURADO: DOAR LEITE MATERNO É UM ATO DE AMOR
Publicado: 26 de agosto de 2023 - Hora: 09:30

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. AGOSTO DOURADO: DOAR LEITE MATERNO É...
AGOSTO DOURADO: DOAR LEITE MATERNO É UM ATO DE AMOR

O leite materno é considerado o alimento mais completo para bebês, ele é fundamental para a saúde e resistência, possui grande valor nutricional, previne doenças, e colabora no desenvolvimento cognitivo. A importância do pleno aleitamento materno é tema do “Agosto Dourado”, campanha criada em 1992 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A campanha visa o incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses e elucida os inúmeros benefícios do aleitamento materno que, como apontam especialistas, deve continuar na alimentação do bebê até os dois anos de idade, mesmo após a introdução de outros alimentos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) é responsável pelo Projeto Bombeiros da Vida (PBV), ação que tem como objetivo incentivar a doação de leite materno e realizar a coleta desse material. A iniciativa teve início em 2002 através de uma parceria com a Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCM), e realiza campanhas de orientação e conscientização, arrecada frascos de vidro para estoque, acompanha mulheres lactantes no processo de doação e coleta leite materno em domicílio por toda a região metropolitana do estado.

A equipe do PBV efetua mais de 500 visitas mensais e é responsável por mais de 65% de todo o leite arrecadado pelo Banco de Leite da Santa Casa. No período de janeiro a julho de 2023, o PBV já realizou 3.708 visitas domiciliares.

Em alusão a campanha “Agosto Dourado”, o PBV intensifica suas atividades e na última quinta-feira, 24, aconteceu o II Encontro do CBMPA com representantes de bancos de leite de outros municípios. Na ocasião, foram discutidas questões estratégicas para a melhor atuação dos militares que ocupam a linha de frente da ação, e as possibilidades de expansão do projeto para outras cidades paraenses. A Sargento Elise, integrante do PBV, elucida os objetivos da ação:

“Nossa missão é incentivar o aleitamento materno até o sexto mês e a doação do leite excedente, que ocorre quando lactantes produzem muito leite. Todo o leite é direcionado exclusivamente para os bebês internados na UTI e UCI da Santa Casa, que nasceram prematuros ou com baixo peso, e necessitam desse alimento para sobreviver. O CBMPA faz todo o trabalho de cadastramento e vai até a casa da doadora para a coleta. Então fazemos esse trabalho de rota e realizamos a divulgação da importância do aleitamento e da doação de leite materno”, explica.

Nesta sexta-feira, 25, ocorreu a 1° Gincana de Arrecadação de Frascos do CBMPA, evento de cunho humanitário que visa a arrecadação de recipientes para coleta e estoque de leite, nas seções do Quartel do Comando Geral (QCG). A gincana arrecadou mais de mil frascos de vidro e reuniu representantes do PBV e do QCG. O Subcomandante geral, coronel Helton Charles Araújo Morais, demonstrou sua satisfação em participar do evento:

“Estamos reunidos por motivos humanitários, o Corpo de Bombeiros trabalha pela preservação da vida e do patrimônio acima de tudo. O evento de hoje enfatiza no âmbito militar a importância da campanha do Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo a amamentação. A doação de recipientes de vidro é fundamental para o armazenamento desse líquido tão precioso para os bebês internados nas UTI’s Neonatais por todo o nosso estado. Além de toda a atuação multidisciplinar dos bombeiros, a corporação também presta este excelente serviço que tanto nos orgulha”.

Para doar, é necessário que a lactante tenha excesso de leite em sua produção, independente da idade do bebê. O agendamento e cadastro podem ser realizados através dos sites da Santa Casa e do CBMPA. Para além da doação de leite, pessoas interessadas também podem doar frascos de vidro, recipientes que são extremamente necessários no processo de coleta.

O PVB é uma ação social de saúde pública que trabalha um aspecto sensível para mães e bebês recém-nascidos. Através da abordagem humanizada, o projeto possibilita nutrição e atenção nos primeiros frágeis momentos de vida de bebês prematuros, garantindo o principal e essencial direito de todo ser humano: a vida.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham de realizar campanhas de grande relevância social, incentivando a doação de leite materno e atuando na linha de frente do Projeto Bombeiros da Vida.

Texto: Ascom do CBMPA.

Skip to content