1º GPA REALIZA NIVELAMENTO OPERACIONAL EM SALVAMENTO VEICULAR
Publicado: 7 de abril de 2022 - Hora: 19:17

5. 1º GPA REALIZA NIVELAMENTO OPERACIONAL EM...
1º GPA REALIZA NIVELAMENTO OPERACIONAL EM SALVAMENTO VEICULAR

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do 1º Grupamento de Proteção Ambiental – 1ºGPA/Paragominas, realizou nesta semana o Nivelamento Operacional em Salvamento Veicular, e Paragominas. O Nivelamento terá 5 dias com instruções teóricas e práticas em três turnos, sobre técnicas atualizadas de salvamento veicular e Atendimento Pré-Hospitalar. Em especial, foi utilizado no treinamento a metodologia SAVER, que é o que há de mais atual dentro destas atividades, aumentando a segurança e precisão nas missões com pessoas presas entre ferragens de veículos acidentados nas mais diversas possibilidades.

Na terça-feira (05), o Nivelamento foi dividido em duas etapas ao longo da manhã, sendo que a primeira consistiu em vídeo aulas, onde os 19 militares envolvidos puderam aprender sobre a estrutura de veículos. A finalidade é obter uma melhor comunicação em ocorrências e executar o desencarceramento de vítimas de forma prática e rápida. Em seguida, ocorreu um treinamento prático onde os participantes puderam exercer o conteúdo aprendido de forma simulada e bem próxima de uma real situação.

“Treinar a tropa o mais próximo da realidade, com toda pressão social dentro deste tipo de ocorrências aumenta o nível de segurança e confiança dos militares durante uma missão real. Estamos levando todos eles a outro nível operacional de salvamento para cada vez melhor servir a sociedade, que é nossa principal finalidade”, destacou o Tenente Coronel Cezar Alberto, Comandante do 1⁰ GPA e também Coordenador do Nivelamento Operacional em Salvamento Veicular.

5ª Seção do EMG/ASCOM CBMPA

Texto e Fotos: 5ª Seção do 1º GPA-Paragominas.