15 DE AGOSTO: 200 ANOS DE ADESÃO DO PARÁ À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Publicado: 17 de agosto de 2023 - Hora: 09:59

5. 15 DE AGOSTO: 200 ANOS DE...
15 DE AGOSTO: 200 ANOS DE ADESÃO DO PARÁ À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O dia 15 de agosto marca o histórico momento em que a Província do Grão Pará se tornou independente da colônia portuguesa. A Adesão do Pará à independência do Brasil, ocorreu em 1823, um ano após a independência brasileira, ocorrida no dia 07 de setembro de 1822.

Há 23 anos, foi decretada a Lei n° 5.999, de 10 de setembro de 1996, que determina a celebração da Data Magna do estado paraense. A partir da instauração do 15 de agosto, previu-se que a data fosse reservada para comemorações cívicas e atividades educacionais em que o povo paraense pudesse relembrar e preservar sua história.

O Coronel Benjó, comandante geral do CBMPA e coordenador estadual de prevenção e defesa civil, explica a importância da data para a população paraense e enfatiza o a honra de trabalhar em prol desta federação. “O 15 de agosto é uma data de grande importância e relevância para nossa corporação. Os 200 anos de Adesão do Pará à independência do Brasil representam um marco temporal que deve ser celebrado e relembrado por todos. O CBMPA atua com dedicação, coragem e honra por este estado de proporções continentais que também está inserido na floresta amazônica. Nesde dia, gostaria de expressar o dever e o comprometimento da corporação para com todo o estado do Pará”.

Por ter sido o último estado a aderir à independência, o Pará ocupa um lugar de destaque na bandeira nacional, sendo representado pela estrela solitária que fica acima da faixa branca no círculo azul.

O 15 de agosto é um dia histórico e político que marca um dos momentos mais importantes da história do Pará. Somente a partir de sua independência, o estado pôde desenvolver vínculo e raízes identitárias com o resto do Brasil. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), se orgulha em fazer parte da história deste estado há 104 anos, operando por todo o território paraense. A corporação compreende a importância de preservar momentos históricos e celebrar as conquistas que conduzem ao progresso da nação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil celebram a data histórica de Adesão do Pará à independência do Brasil e trabalham incansavelmente pelo bem-estar e segurança da população paraense.

Texto: Ascom CBMPA.