141 ANOS DA CORPORAÇÃO DE LEMOS: CBMPA E CEDEC CELEBRAM FORMATURA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS 2023
Publicado: 27 de novembro de 2023 - Hora: 19:25

5. 141 ANOS DA CORPORAÇÃO DE LEMOS:...

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, no Centro de Convenções da Assembléia de Deus, a formatura alusiva à conclusão do Curso de Formação de Praças BM 2023 (CFP), Turma CAP QOBM Hélio da Silva Almeida. No total, foram promovidos 387 alunos dos polos de Belém, Marabá e Santarém. A solenidade cívico-militar foi marcada pela presença do governador Helder Barbalho e outros inúmeros representantes de órgãos governamentais. O evento abrilhantou a comemoração dos 141 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

O curso ocorreu no período de 24 de fevereiro a 13 de novembro de 2023, com carga horária total de 1.460 horas/aula. Os alunos receberam ao longo da formação direcionamentos teóricos e práticos referentes à profissão bombeiro militar, sendo formados 319 soldados no polo de Belém, 40 em Marabá e 28 no polo de Santarém. Foram meses de esforços imensuráveis, abdicações, dedicação, força, garra e coragem. O comandante geral e coordenador estadual de defesa civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, expressou em seu discurso, a satisfação em formar novos soldados e aumentar o efetivo da corporação:

“Hoje é um dia muito especial para o CBMPA. Neste 24 de novembro, comemoramos duas conquistas de extrema relevância para a corporação de Antônio Lemos. Hoje celebramos 141 anos desta instituição que salva vidas nos 144 municípios deste grandioso estado. Comemoramos também, a formatura de novos 387 excelentes profissionais que, após nove meses, estão aptos para servir o povo do Pará. A partir de hoje eles passam a compor nossas guarnições com os serviços de bombeiro militar e na proteção e defesa civil”.

O governador Helder Barbalho, enfatizou em seu discurso a importância do bombeiro militar para a sociedade paraense:

“Hoje os formandos colhem os frutos de uma escolha extraordinária, a escolha de servir e proteger a população. Ao tomar essa decisão, vocês passam a compor o sistema de segurança deste estado e exercer o cuidado e o zelo, função essa que carrega consigo os maiores desafios projetados ao exercício de cuidar das pessoas. Quero, portanto, valorizar esta conquista. A formação destes 387 novos colaboradores é resultado de planejamento, investimento, escolhas e prioridades”.

A solenidade foi marcada por emoção e muitas homenagens. A soldado Ianka Cristine Benicio Amador foi homenageada por ter sido a primeira colocada da turma, sendo condecorada com a medalha de dedicação aos estudos. A vice-governadora Hana Ghassan, paraninfa da turma, e o delegado Nilto Neves, padrinho da turma, também prestaram suas felicitações aos formandos, e enfatizaram em seus discursos a importância dessa conquista para o estado e para toda a população paraense. Em 141 anos, as tropas do CBMPA somaram forças e construíram o legado da corporação. Hoje, os mais novos 387 bombeiros do Curso de Formação de Praças (CFP) iniciam mais um capítulo na história desta instituição centenária, na expectativa de ultrapassar barreiras, vencer desafios e exercer a excelência operacional.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se orgulham em formar esta valorosa tropa e, mais uma vez, firmam seu compromisso com o povo do Pará.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.