Carregando agora

MILITARES DO CBMPA RETORNAM DE MISSÃO HUMANITÁRIA NA BOLÍVIA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) em parceria com a Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros (LIGABOM) e seguindo o Decreto de 26 de setembro de 2024 do Diário Oficial da União, enviou 5 militares para Missão Humanitária na Bolívia. Na província de Florida, local de combate, estiveram também brigadistas e militares do Exército e Força Aérea bolivianos.

Ao todo, 37 agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) viajaram até o País para combater os incêndios florestais. A missão foi coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e visou, principalmente, extinguir os focos de incêndios na fronteira com os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Toda a ação foi feita a partir das análises dos mapas de calor via satélite, que contribuíram para identificar os pontos mais críticos. Sobrevoos por meio de drones foram realizados para verificar a situação das áreas afetadas, uma base de apoio também foi montada na cidade de San Ignacio de Velasco, onde estava o comitê conjunto entre Brasil e Bolívia. O 1° Tenente Mateus Macedo, Sargentos Gilber Ribeiro e Everson Pereira e os Cabos Erico Sampaio e Felipe Reis, combatentes do CBMPA, chegaram no dia 29 de setembro e retornaram ao Brasil no dia 16 de outubro, após 18 dias de missão.

O Tenente Mateus falou sobre as vivências durante esse período:

“Participar desta missão gerou para mim uma experiência única em toda a minha carreira, pude entrar em contato com outra cultura e trocar conhecimentos, tendo em vista que na Bolívia não existe Corpo de Bombeiros, então eu e meus companheiros ensinamos aos militares das Forças Armadas da Bolívia, técnicas para combates à incêndio florestal e como usar os equipamentos para essa prática.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ficam honrados em cooperar nesta missão humanitária junto aos outros agentes, expressam toda a sua admiração aos seus militares pela convocação e se comprometem a capacitar ainda mais seus combatentes para estarem sempre prontos para salvaguardar a vida, patrimônio e meio ambiente.

Publicar comentário